Notícias
Notícias
SBM completa 10 anos
A partir da esquerda, Fernando Guimarães, presidente Jornada, Júlio Felix, AngelaCosta, Leo Biesen e Eliane Bahruth |
O IMEKO XVIII World Congress foi lançado dia 17 durante o seminário em comemoração aos 10 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Metrologia, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O presidente do Inmetro, João Jornada, participou da abertura do evento e disse que, como um dos fundadores da SBM, se sentia honrado em participar das comemorações e também do lançamento do IMEKO XVIII World Congress.
― A escolha do tema “A metrologia como fator de integração internacional" simboliza a essência da metrologia como atividade integradora das comunidades acadêmica, científica e tecnológica com a indústria, e daí, a integração do País com o mundo. No momento atual, a metrologia é também um fator de inovação e está fortalecida com a entrada do Política Industrial Tecnológica de Comércio Exterior. A PITCE mostra que a metrologia foi reconhecida pelo Governo como ação fundamental para o desenvolvimento e a competitividade nacional. É com orgulho que participo dos 10 anos da SBM que tem sido importante para a metrologia no País, disse Jornada.
O presidente da SBM, Júlio Felix, disse que a causa de existir da SBM é a competitividade do país e ressaltou a importante participação das entidades do setor no desenvolvimento da economia e da sociedade brasileira, como o Inmetro, a ABNT, o IPT, e também as pessoas que trabalham nessa área, cintando o professor Giorgio Moscatti. Ele agradeceu a presença dos convidados dos países Equador, Bolívia, Paraguai e México, que durante a reunião da manhã discutiram a integração da metrologia na América Latina e o apoio ao IMEKO em 2006.
O diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Humberto Brandi, coordenador do IMEKO 2006, foi o moderador do painel "Metrologia como fator de integração internacional" e fez a apresentação do congresso do IMEKO para o próximo ano. Foram palestrantes no painel, o coordenador-geral de Articulação Internacional do Inmetro, Paulo Ferraciolli; o diretor-presidente da Mitutoyo Sul Americana, Custódio Vas; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Wanderley de Souza; e o coordenador de Metrologia Laboratório e Calibração da Peugeot Citroën do Brasil, Luis Carlos Zamora.
Eliane Balvuth, diretora da área de Indústria do Ministério de Ciência e Tecnologia, representou o ministro, Sérgio Resende; Angela Machado Costa, vice-presidente da Firjan; Fernando Guimarães, diretor do Senai/RJ, representou o diretor-geral do Senai/DN, José Manuel Martins; e Leon Van Biesen, presidente do IMEKO, também participaram do evento.
Na ocasião, foram lançados o livro "Metrologia & Incerteza da Medição" e os guias "Termos e Expressões de Metrologia Aplicáveis ao Ambiente da Saúde" e "Metrologia e Sistemas de Informação", organizados pela SBM.
Veja a página do IMEKO XVIII World Congress: