Notícias
Notícias
Restaurantes e lanchonetes
A fiscalização aconteceu na última sexta-feira em praças de alimentação de alguns shoppings centers. Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo analisaram 52 itens nos estabelecimentos comerciais entre eles: refrigerantes de máquinas, compartimentos de comida e pratos. O resultado constatou que 23,08% dos itens estavam fora das normas exigidas pela legislação metrológica.
Na capital, três shoppings foram selecionados: Metrô Santa Cruz, Center Norte e Iguatemi. A maior irregularidade foi encontrada em uma lanchonete do Mc Donalds no Shopping Iguatemi, onde os refrigerantes eram vendidos com 40 mililitros a menos do conteúdo indicado na embalagem. Segundo os fiscais, este erro acontece devido ao excesso de gelo no copo da bebida.
Nas cidades do interior, o município de Bauru obteve o maior índice de irregularidades, com 48,86%. O suco de laranja foi o produto com maior diferença de peso. Já a cidade de Prudente de Moraes foi a campeã da qualidade, já que obteve 100% de regularidade nos produtos analisados.
A principal meta desta fiscalização foi garantir a correta comercialização das comidas e bebidas vendidas em lanchonetes e restaurantes self-services. Todos os estabelecimentos com alguma irregularidade comprovada terão um prazo de 15 dias para apresentarem uma defesa junto ao Ipem-SP. Depois disto, cada caso será julgado administrativamente para que o valor da multa, que pode chegar a R$ 50 mil, seja estipulado.
O telefone da Ouvidoria do Ipem-SP para mais informações é: 0800.13.05.22