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Responsabilidade Social
O Dow Jones Sustainability Index apontou, por exemplo, que os preços das ações das empresas consideradas socialmente responsáveis foram melhores que a média do mercado, em 2003. As empresas ajudam programas sociais e têm ganhos consideráveis: valorização da imagem institucional, maior fidelidade dos consumidores, maior capacidade de atrair e manter talentos, de adaptação, longevidade e redução de conflitos. Mas a ação social é apenas uma ponta das questões englobadas pela responsabilidade social. Esta se materializa em um Sistema de Gestão de Empresas ou de qualquer outra organização que busca a ética, o bem-estar social nas relações com seus funcionários e acionistas, clientes, fornecedores, governo e meio ambiente.
Fazem parte da nova Comissão Técnica de Responsabilidade Social empresas e entidades representativas, como o próprio Inmetro, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Dieese, o IDEC, o Ipea, o Instituto Nacional de Tecnologia, universidades federais e estaduais (UFF e UERJ), a ABNT, o Sebrae, Furnas, Eletrobras, CNI, MDS, OIT, além da Natura, Unilever, Petrobras e Multibras.
Novo modelo de participação
Internamente, o Inmetro está buscando delinear um novo modelo de responsabilidade social como forma de promover a redução das desigualdades sociais e melhorar as condições de vida da população circunvizinha. A idéia central, dentro do novo modelo elaborado pelo Sesao, é a de incentivar práticas sociais, nos níveis interno e externo, de modo a fomentar um novo modelo de gestão. Por meio dele, ações institucionais com impactos sociais positivos para os agentes com os quais o Inmetro interage - colaboradores, clientes, parceiros e comunidade - devem ganhar maior impulso, consolidando-se e sendo documentadas e divulgadas com a máxima transparência. Tudo isso se traduz em auxiliar, em conjunto com setores da sociedade civil, a população, oriunda da comunidade Xerém, em Duque de Caxias, a quebrar o ciclo vicioso miséria, doença, internação, reinternação e morte, criando bases para a melhoria biopsicossocial e auto-sustentação da comunidade.
Assessoria de Imprensa(21) 2563-2922/2563-2810Acesse o portal do Consumidor:
Leia a entrevista do diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, à