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Responsabilidade social
Hoje, a responsabilidade social tornou-se uma das ferramentas mais importantes de garantia de sustentação das empresas. O Dow Jones Sustainability Index apontou, por exemplo, que os preços das ações das empresas consideradas socialmente responsáveis foram melhores que a média do mercado, em 2003. As empresas ajudam programas sociais e têm ganhos consideráveis: valorização da imagem institucional, maior fidelidade dos consumidores, maior capacidade de atrair e manter talentos, de adaptação, longevidade e redução de conflitos. Mas, a ação social é apenas uma ponta das questões englobadas pela responsabilidade social. Esta se materializa em um Sistema de Gestão de Empresas ou de qualquer outra organização que busca a ética, o bem-estar social nas relações com seus funcionários e acionistas, clientes, fornecedores, governo e meio ambiente. Já há uma norma da ABNT regendo o assunto. Portanto, responsabilidade social também será tema de avaliação do Inmetro, de acordo com itens definidos pelo Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Fazem parte da nova Comissão Técnica de Responsabilidade Social empresas e entidades representativas, como o próprio Inmetro, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Dieese, o IDEC, o Ipea, o Instituto Nacional de Tecnologia, universidades federais e estaduais (UFF e UERJ), a ABNT, o Sebrae, Furnas, Eletrobras, CNI, MDS, OIT, além da Natura, Unilever, Petrobras e Multibras.