Notícias
Notícias
Referência mundial
O Inmetro foi citado na publicação do Centro Internacional de Comércio (International Trade Centre- ITC), de Genebra, como referência mundial no auxílio ao exportador no que se refere à identificação e superação de barreiras técnicas às exportações. O ITC é a agência de cooperação técnica da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) e da Organização Mundial do Comércio. A alusão consta do último boletim que circula entre os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Comércio (OMC) , ou seja, cerca de 200 países.
O ITC menciona o Brasil e o Canadá como exemplos de Pontos Focais do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC (TBT Agreement) que conseguiram, com êxito, estabelecer serviços que auxiliem os exportadores. No Brasil, o Ponto Focal é operado pelo Inmetro, mais precisamente pela Coordenação Geral de Articulação Internacional (CAINT).
A análise do ITC levou em consideração vários aspectos relativos ao funcionamento, à transparência e à disponibilidade das informações previstos no TBT Agreement, bem como os serviços oferecidos aos exportadores pelos pontos focais.
Um dos serviços disponíveis mereceu, em particular, a honrosa menção: o Alerta Exportador. Este serviço possibilita aos exportadores receberem diariamente, por e-mail e sem nenhum custo associado, informação sobre as notificações realizadas à OMC sobre novos regulamentos técnicos e procedimentos de avaliação da conformidade que impactem diretamente o comércio internacional, de acordo com um perfil de países e produtos pré-definidos pelos usuários no site:
http://www.gov.br/inmetro/pt-br/barreirastecnicas/
.A parceria estabelecida entre o ITC e o Inmetro já possibilitou a realização do Workshop sobre Barreiras Técnicas ao Comércio para a América Latina e Caribe, ocorrido em outubro de 2002, e permitirá publicar em português os guias do ITC referentes à Cadeia Tecnológica da Avaliação da Conformidade.