Notícias
Notícias
Recursos Hídricos
Aconteceu em Xerém, nos dias 17 e 18 de junho, um seminário organizado pelo Inmetro e Agência Nacional de Águas para apresentar às instituições governamentais, companhias de água e saneamento, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, e laboratórios públicos e privados que fazem análises da qualidade da água, o programa de Acreditação de Laboratórios de Análises da Qualidade da Água. O objetivo foi criar uma rede de laboratórios para dar credibilidade aos resultados das análises das amostras de água coletadas em todo o País.
O seminário reuniu em Xerém, a coordenadora-geral de Credenciamentodo Inmetro, Elizabeth Cavalcanti, o diretor da ABNT, Carlos Amorim, o presidente Mariante, o diretor Ivo Brasil e a superintendente da ANA, Gisela Forattini. |
- A Agência Nacional de Águas tem apenas três anos e seu futuro é o futuro do país, pois seu trabalho é fundamental para o meio ambiente. Temos parceria com diversos setores públicos e privados, como a ABNT que elabora normas, e esta com a ANA, para formar uma rede laboratórios acreditados, é muito especial - disse o presidente Mariante na abertura do seminário que para ele será muito produtivo e renderá ótimos resultados para o país.
O diretor da ANA, Ivo Brasil, fez questão de destacar as palavras qualidade e quantidade na questão da água.
- Todos sabemos que a qualidade da água está comprometida em vários estados brasileiros e isto compromete diretamente a quantidade dos recursos hídricos. Quem polui não aceita ser multado e questiona os resultados de análises da água. Temos uma grande demanda judicial. A parceria com o Inmetro dará suporte científico nas análises da água, ao estabelecer um padrão. E também aos juizes em suas sentenças - disse fazendo um paralelo com o padrão do tempo, onde há milhares de fabricantes de relógio, mas a hora mundial é inquestionável, trabalho feito no Brasil pelo Observatório Nacional.