Notícias
órgãos delegados
Presidente do Inmetro visita órgão delegado no Piauí e inaugura laboratório da empresa de águas do estado
O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, participou nesta terça-feira (6/7) da inauguração do laboratório da empresa Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico na capital do Piauí. A empresa firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), órgão delegado do Inmetro, que será responsável pela aferição e fiscalização dos hidrômetros que fazem a medição volumétrica na rede de abastecimento.
Guerson destacou que a aferição atualizada dos instrumentos é fundamental para que haja confiança na relação comercial entre empresa prestadora de serviços e os consumidores para que nenhum lado se sinta lesado. O presidente do Inmetro parabenizou o Imepi pela iniciativa do acordo com a empresa de águas, em uma modelagem de parceria público-privada (PPP), que ajudará na consolidação da infraestrutura do saneamento no estado. “Aproveito para cumprimentar o Imepi por essa iniciativa de buscar soluções inovadoras junto ao setor privado, que acaba sendo o mais beneficiado porque também passa a participar da busca de soluções de infraestrutura da qualidade (IQ) que precisamos”, assinalou.
Presente à inauguração do laboratório, o governador do Piauí, Wellington Dias, reforçou a importância desse acordo de cooperação para a relação de confiança entre consumidor/empresa e a melhoria na qualidade do abastecimento. Dias enfatizou que o investimento já realizado no projeto, de R$ 1 bilhão, também terá capacidade de gerar empregos e renda para o município de Teresina. “Temos uma parceria que integra os três níveis de governo e a iniciativa privada e o objetivo é exatamente segurança para o consumidor. Essa modelagem de PPP permite a modernização. Esse equipamento permite saber se o medidor de água está funcionando corretamente e, com isso, garantimos mais segurança para quem presta o serviço e para o consumidor”, assinalou Dias.
De acordo com o governador, Teresina é atualmente uma das capitais brasileiras que universalizou o atendimento em água. “Comemoramos aqui a presença do abastecimento de água e com segurança em todas as regiões da cidade. Já tivemos que atender aqui na capital com carro-pipa por causa de problemas no abastecimento”, lembrou.
Aplicativo
Questionado durante entrevista à imprensa local sobre fiscalização de mercado, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson assinalou que o grande esforço do Instituto é tornar o consumidor parte central de todo sistema de vigilância. Para isso, informou, está sendo desenvolvido um aplicativo por meio do qual os consumidores poderão conferir no próprio estabelecimento se o produto ou serviço que está comprando está em conformidade com os regulamentos. “É um processo amplo porque também envolve gestão da informação. O projeto que está sendo desenvolvido trará mais agilidade e assertividade à fiscalização”, justificou.
Com esse aplicativo, no caso de desconfiança em relação a qualquer irregularidade, o consumidor poderá enviar mensagem, a informação será processada e servirá de base para a equipe do Inmetro agir diretamente no estabelecimento onde foi identificada a não conformidade. “Em vez de sair em campo percorrendo estabelecimentos, as equipes de vigilância poderão agir com mais eficiência e assertividade”, concluiu.
Em sua agenda em Teresina, o presidente do Inmetro também visitou o complexo industrial da Houston Bike, empresa do Grupo Claudino; o Centro de Controle de Operações (CCO), na sede do Imepi, que fornece auditagem de fiscalização dos cronotacógrafos usados pela frota do Piauí; ao Polo Cerâmico, onde conversou com os fabricantes de filtros, referente a possibilidade de certificação dos mesmos, e se reuniu com o Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) para ajuste de Termo de Colaboração Técnica juntamente com o IMEPI para fiscalização da qualidade em campo.
Nesta quarta-feira (7/7), Marcos Heleno Guerson visita a empresa Transporta para conhecimento do desenvolvimento de uma tecnologia que analisa dados estatísticos da rota e tempo gasto na fiscalização da Metrologia Legal.