Notícias
Inmetro recebe Instituto Nacional de Metrologia da África do Sul para falar sobre avanços na metrologia de alimentos
Na última quinta-feira, 8 de agosto de 2024, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, no Campus do Instituto em Xerém-RJ, a pesquisadora sul-africana Dra. Maria Fernandes-Whaley para uma palestra sobre o programa de materiais de referência (MRs) desenvolvido pelo Instituto de Metrologia da África do Sul, o National Metrology Institute of South Africa (NMISA). Durante a apresentação, foram discutidos avanços significativos na metrologia química e seu impacto na segurança alimentar e no comércio internacional da África do Sul.
A especialista destacou a importância do programa de MRs do NMISA, que se concentra na área de alimentos. O objetivo central do programa é facilitar o comércio de alimentos entre países e apoiar estratégias de crescimento econômico e acordos comerciais no continente africano. A iniciativa tem sido fundamental para a formação de profissionais em metrologia química, fornecendo materiais de referência certificados (MRCs) e programas de ensaio de proficiência (EPs), que garantam a comparabilidade dos resultados de medição entre laboratórios.
O programa do NMISA é um pilar essencial da recente Estratégia de Segurança Alimentar da União Africana para o período 2022-2036. Entre os principais avanços apresentados, destaca-se a criação de uma cadeia de rastreabilidade metrológica para medições de contaminantes em alimentos e o aumento do número de MRCs e EPs disponíveis para os laboratórios e a sociedade.
Além dos aspectos técnicos, a Dra. Fernandes-Whaley apresentou uma pesquisa reveladora sobre a correlação entre a disponibilidade de laboratórios acreditados para ensaios de alimentos e a atividade econômica de exportação de alimentos na África. “Os resultados demonstraram que a atividade exportadora de alimentos está diretamente relacionada à necessidade de um controle rigoroso da segurança dos produtos, o que, por sua vez, demanda a presença de laboratórios acreditados para realizar ensaios e calibrações na área de química”, destacou a especialista do NMISA.
Para a chefe da Divisão de Metrologia Química da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Inmetro (Dquim/Dimci), Janaína Marques Rodrigues Caixeiro, “A palestra foi uma oportunidade valiosa para aprender com a experiência de um instituto congênere. A troca de conhecimentos e a análise das estratégias implementadas pelo NMISA oferecem insights importantes para a continuidade e aprimoramento das práticas de metrologia no Brasil”.
O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, também enfatizou a relevância da palestra: “Esse evento não apenas ampliou o conhecimento sobre as práticas avançadas em metrologia de alimentos, mas também fortaleceu a colaboração internacional em busca de melhores práticas e soluções para desafios globais na área de segurança alimentar”.