Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2025, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sediou, no Rio de Janeiro, a reunião da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), organismo responsável por estabelecer diretrizes técnicas e consensos globais para a metrologia legal. O evento, realizado na Barra da Tijuca, contou com a participação de especialistas do Measurement Canada e do Bureau Internacional de Metrologia Legal (BIML), de Paris, para discutir melhorias no guia de requisitos sobre condições ambientais que devem atender os instrumentos de medição no âmbito da metrologia legal.
Organizada pela Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro, com apoio do BIML, a reunião teve como destaque o debate de propostas submetidas pelo Brasil para aprimorar o documento OIML D11, referência para garantir a qualidade e confiabilidade dos instrumentos de medição em diferentes condições ambientais.
Visita técnica e troca de experiências
Após o encerramento da reunião, no dia 14 de fevereiro, os especialistas Adnan Rashid, do Measurement Canadá (órgão equivalente à Dimel), e Paul Dixon, diretor assistente do BIML, visitaram o campus laboratorial Dr. Armênio Lobo, em Xerém. Além de conhecerem as instalações do Inmetro, ministraram palestras sobre a atuação da OIML, o controle metrológico no Canadá e as oportunidades para o Brasil no cenário global.
O diretor da Dimel, Marcelo Morais, ressaltou a importância dessa troca de experiências para a modernização da metrologia legal no Brasil:
“A modernização da metrologia legal é essencial para garantir que nossos padrões acompanhem as inovações tecnológicas e as demandas da sociedade. Com essa reunião, fortalecemos nosso papel na OIML e ampliamos nosso alinhamento com as melhores práticas internacionais.”
Brasil amplia participação na OIML
Entre os principais temas debatidos no encontro, destacou-se o sistema de certificação da OIML. Outro ponto relevante foi a participação do Brasil na elaboração da nova recomendação da OIML sobre sistemas de abastecimento de veículos elétricos, que será discutida na próxima reunião do Comitê TC12, em Praga.