Notícias
Inmetro promove evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e incentiva alunas na pesquisa

Evento contou com a palestra da servidora Joyce Rodrigues de Araújo
Estudantes dos cursos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participaram, na terça-feira (11/2), de um evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, a data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da participação feminina na ciência e a necessidade de promover a igualdade de gênero nesse campo.
A programação ocorreu no auditório do Campus do Inmetro, em Xerém, Rio de Janeiro e contou com a palestra da servidora Joyce Rodrigues de Araújo, pesquisadora do Instituto e reconhecida internacionalmente como uma das 25 Mulheres na Ciência de 2024, premiação promovida pela empresa 3M. "É essencial que as mulheres ocupem cada vez mais espaço na ciência. Nossa presença transforma não apenas o ambiente acadêmico e profissional, mas também a sociedade como um todo", afirmou Joyce durante sua fala.
Após a palestra, uma roda de conversa foi conduzida por Joyce Rodrigues de Araujo e pelas pesquisadoras do Inmetro Flávia Paiva Agostini, Daniela Toma de Moraes Akamine e Emile Santos Barrias, além das alunas Juliana Castro de Souza e Aghnes Estanislau Almeida dos Santos. O bate-papo abordou temas como equidade de gênero na pesquisa, os desafios enfrentados por mulheres cientistas e suas experiências profissionais, incentivando as alunas presentes a seguir na carreira científica.
Alunas do Inmetro vivenciam experiência científica na UFRJ
Enquanto o evento ocorria no Inmetro, sete alunas dos cursos técnicos participaram do Programa Masterclass do LHCb - Large Hadron Collider beauty, organizado pelo Laboratório de Física de Partículas Elementares (LAPE) do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN).
Realizado no prédio do IF/UFRJ, o programa proporcionou às estudantes uma palestra introdutória sobre Física de Partículas, seguida de um experimento prático, ampliando o contato das jovens com o universo da pesquisa científica.