Notícias
Codex Alimentarius
Inmetro participa da 47ª reunião da Comissão do Codex Alimentarius realizada em Genebra
Paulo Roque Martins Silva (ao centro), servidor da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas, representando o Inmetro na reunião.
Entre os dias 25 e 30/11, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou da 47ª Reunião da Comissão do Codex Alimentarius (CAC), realizada em Genebra, na Suíça. O Codex Alimentarius, criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como missão estabelecer padrões internacionais com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores e promover práticas comerciais justas no mercado global.
O Inmetro, Coordenador do Comitê Codex Alimentarius Brasil (CCAB), desempenhou papel essencial ao lado de órgãos governamentais, como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura (MAPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Juntas, essas instituições defenderam os interesses do Brasil e buscaram garantir maior acesso e competitividade para os produtos nacionais no mercado internacional.
O principal destaque para o Brasil na reunião foi a aprovação da proposta de emenda à Norma Geral para Sucos de Frutas e Néctares do Codex Alimentarius. A emenda visa incluir, de forma mais precisa, as características do suco de uva produzido a partir da espécie Vitis labrusca variedade predominante na produção nacional. Essa mudança na norma internacional representa um marco importante para o Brasil, pois facilita as exportações do suco de uva e favorece a competitividade do produto brasileiro no cenário global.
Paulo Roque Martins Silva, servidor da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas que representou o Inmetro na reunião, comentou sobre os benefícios dessa atualização: "Com essa mudança, o suco de uva brasileiro terá mais facilidade para acessar mercados internacionais, consolidando sua presença no comércio global e garantindo benefícios econômicos para o setor produtivo nacional".