Notícias
Notícias
Inmetro em reunião da ONU
Rogério Corrêa, da Coordenação de Articulação Internacional - Caint - é um dos especialistas brasileiros que vão participar da reunião para revisão de capítulos do sistema GHS que trata de riscos (físico, saúde e meio ambiente), de desenvolvimento de um guia para implementação de frases de impacto, de fichas de segurança, de rótulos e outras matérias de implementação do GHS com relatos de organizações governamentais e não-governamentais.
O GHS é um sistema da ONU que visa padronizar os rótulos das embalagens de produtos químicos e derivados, e está alinhado às atividades do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às exportações. O sistema vai garantir segurança, confiabilidade e comunicação de risco no que se refere a essas substâncias, necessitando ser devidamente acompanhado, monitorado e implementado no Brasil.
O objetivo da participação brasileira é acabar com as barreiras técnicas ao comércio internacional, fazendo com que a legislação do país esteja alinhada às regras do Comércio do Acordo sobre as barreiras técnicas (TBT) da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O Inmetro faz parte do grupo de trabalho do GHS (GT-GHS Brasil), responsável pela implementação do sistema até 2008. Até esta data, atividades serão realizadas para uniformizar a legislação brasileira de produtos químicos, informar e atualizar o setor produtivo e os laboratórios de ensaio responsáveis pelos testes.