Notícias
evento
Inmetro e instituições discutem gestão de riscos
Teve início nesta terça-feira, 16 de novembro, a Semana de Gerenciamento de Riscos e Controles do Inmetro, evento online que será realizado até sexta-feira (19) e que tem como objetivo ampliar o debate sobre a gestão de riscos no ambiente organizacional, por meio de trocas de experiências e conteúdo. O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, abriu o evento e atuou como mediador da mesa redonda.
“Quando assumi o meu posto no Inmetro já havia um processo de gestão de riscos, mas nós tínhamos um problema a resolver, pois não tínhamos um planejamento estratégico. Houve então, um grande esforço da casa para estruturar o planejamento, que ajudou a conectar todas as partes da instituição. Precisamos fazer da gestão de riscos um contexto da governança”, comentou.
Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Bessa participou ativamente do debate, dividindo suas experiências no Ministério e em diversos órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e Casa Civil, entre outros.
“A cultura da organização precisa ser considerada, com seus elementos, começando pelo básico, lendo os sinais de forma assertiva, por meio de uma sistematização de práticas relacionadas à governança pública íntegra, que represente de forma justa a realidade e seja ferramenta para tomadas de decisões. Gerenciar problemas é o presente e gerenciar riscos é futuro”, comentou.
Gerente executiva e responsável pela área de Controles Internos e Gestão de Riscos do Banco do Brasil, Carolina Beghelli também compartilhou suas experiências, sob a ótica do mercado financeiro. “Destaco dois pilares que acho fundamentais para o sucesso na gestão de riscos: ter uma visão sistêmica, com o dever de compreender muito bem a organização, de perda. Ao mesmo tempo que é preciso uma postura ativa, de olhar para fora e além e aproveitar ao máximo, como oportunidade, o risco positivo”, comentou.
Rodrigo Fontenelle, controlador-geral do Estado de Minas Gerais, reforçou a importância do “tom do topo”, ou seja, do patrocínio da alta administração para a criação e disseminação da cultura de gestão de riscos nas organizações e, em seguida, realizou a palestra “Cultura organizacional voltada para a gestão de riscos”, trazendo um caso de sucesso de gestão de riscos no Estado de Minas Gerais relacionado à pandemia de COVID 19.
A Auditora chefe do Inmetro, Camila Nogueira encerrou os trabalhos no final da manhã agradecendo os convidados e participantes. “O evento propiciou uma rica troca de conhecimentos e superou nossas expectativas”, encerrou.
Confira a programação da Semana de Gerenciamento de Riscos e Controles e faça a sua inscrição