Notícias
SisNANO
Inmetro discute nanoregulamentação no Workshop 2023
O Inmetro participa, entre os dias 3 e 5 de maio, do Workshop 2023 do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), evento que reúne, em Campinas (SP), os principais players do mercado de nanotecnologia, como coordenadores dos laboratórios do SisNANO, especialistas e representantes da indústria.
O workshop é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e acontece no auditório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no YouTube.
O Inmetro foi representado pelos pesquisadores Carlos Achete, coordenador do SisNANO, Erlon Ferreira, Bráulio Archanjo, Joyce Araújo, José Mauro Granjeiro e Oleksii Kuznetsov.
Achete falou sobre o Laboratório Estratégico de Nanometrologia do Inmetro e apresentou resultados para a produção de nanoprodutos baseados em grafeno gerados a partir da iniciativa “Fórum Grafeno”.
Durante o segundo dia de workshop, aconteceu a mesa redonda “Aspectos regulatórios e Nanosegurança: Ciência, Inovação e Sustentabilidade”, moderada por Granjeiro e com a participação de Erlon Ferreira.
A programação contou, ainda, com apresentações, debates e uma visita ao Sirius, o acelerador de partículas de 68 mil metros quadrados inaugurado em 2018 e que é a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no Brasil.
Durante o evento, na mesa redonda sobre ‘Infraestruturas Multiusuárias de pesquisa e Inovação’, representantes de laboratórios pediram apoio ao Inmetro para acreditação e reconhecimento de capacidades de medição e certificação de produtos nanotecnológicos.
O programa
O SisNANO é formado por um conjunto de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanociências e nanotecnologias. As unidades possuem caráter multiusuário e de acesso aberto a instituições públicas e privadas. Todas as regiões do país contam com pelo menos um laboratório do Sistema.