Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou, nesta quinta-feira (19/9), da 22ª Plenária do Diálogo Comercial Brasil-EUA, realizada na sede do US Patent and Trademark Office (USPTO), em Alexandria, Virgínia, nos Estados Unidos.
Durante o encontro, foram abordados temas como metrologia e avaliação da conformidade, boas práticas regulatórias, comércio na economia digital, promoção e facilitação do comércio, desenvolvimento sustentável e esforços conjuntos para a gestão da cadeia de suprimentos.
O Diálogo Comercial se materializa pelos resultados dos grupos de trabalho formados por participantes que atuam em atividades semelhantes nos órgãos dos dois países. Esses grupos operam em diferentes frentes de maneira coordenada.
Um exemplo é o grupo de trabalho em propriedade intelectual, que conta com a atuação do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (US Patent and Trademark Office - USPTO) e do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Durante a plenária, os grupos de trabalho fazem um relato de suas principais atividades e dos avanços alcançados e são traçados os objetivos para o próximo ciclo. As reuniões plenárias acontecem de forma alternada, sendo a próxima no Brasil.
A chefe da área internacional do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST), Magdalena Navarro, apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida em parceria com o pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade do Inmetro, Youssef Saad, entre junho de 2023 e junho de 2024, na área de Metrologia Biológica. O coordenador-geral de Articulação Internacional do Inmetro, Jorge Cruz, expôs o trabalho que está sendo desenvolvido por outro pesquisador do Inmetro, Renato Machado, em cooperação com o NIST, na área de Metrologia Mecânica, com foco em dureza.
O Diálogo incluiu as apresentações do subsecretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Felipe Machado, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que apresentou a Nova Indústria Brasil (NIB), a política industrial recém-lançada pelo governo federal, e do chefe de Tecnologias de Semicondutores, Alessandro Campos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que apresentou os planos do governo brasileiro para o desenvolvimento do segmento de semicondutores no Brasil.
O formato atual do Diálogo Comercial entre os dois países teve início em 2006, com a assinatura de um acordo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para a facilitação do comércio bilateral.
A Plenária foi conduzida pela subsecretária de Comércio para Comércio Internacional dos Estados Unidos, Marisa Lago, e pela secretária de Comércio Exterior do Brasil, Tatiana Prazeres, e contou, também, com a participação da secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera; do Subsecretário do MDIC, Felipe Machado; do chefe de Tecnologias de Semicondutores do MCTI, Alessandro Campos; da Diretora de Assuntos Internacionais do USPTO, Sharon Israel; do diretor-gerente do Centro de Cadeia de Suprimentos, James Cramer; e da diretora do Escritório de Serviços de Cadeia de Suprimentos, Heather Sykes.