Notícias
Notícias
Inmetro dá dicas para compras durante a Black Friday
Está chegando um dos momentos mais aguardos pelo consumidor, a Black Friday, megaliquidação que acontece em diversos países, com descontos acima da média de mercado e que também conquistou os brasileiros. De fato, os descontos oferecidos pelo varejo são tentadores, mas na hora de fechar a compra é preciso considerar três aspectos fundamentais – origem e segurança dos produtos e eficiência energética, no caso dos eletrodomésticos.
Confira as principais recomendações do Inmetro:
Eletrodomésticos:
· Mais de 140 tipos de eletrodomésticos devem ostentar o Selo do Inmetro no produto ou na embalagem, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui alguns campeões de venda, como secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos, etc.
· Alguns desses produtos, além de terem sua segurança avaliada, também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. É o caso de geladeiras, televisores, fornos de micro-ondas, condicionadores de ar e máquinas de lavar, entre outros.
· Importante: atenção para as compras feitas pela internet! Não é obrigatório o site mostrar o Selo ou a Etiqueta, mas as informações contidas neles devem ser apresentadas de forma clara aos consumidores no momento da venda.
Brinquedos:
· Compre somente produtos que contenham o Selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo instituto que o certificou.
· Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança.
· Não compre brinquedos em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança.
· Observe a restrição de faixa etária: a indicação de faixa etária é aplicada adequando o brinquedo à idade, interesse e habilidade da criança. Se você tem filhos em idades diferentes, redobre a atenção para que os menores, em especial aqueles até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos. Alguns produtos podem conter partes cortantes ou peças muito pequenas, que podem se desprender e ser ingeridas ou inaladas, causando sufocamento.
· Já a indicação de faixa etária é aplicada adequando o brinquedo à idade, interesse e habilidade da criança.
· Retire a embalagem do brinquedo e sacos plásticos antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento.
· Leia com atenção as instruções de uso antes de o brinquedo ser entregue à criança. E procure, sempre que possível, supervisionar o uso do brinquedo.
· Os brinquedos comercializados em catálogos ou comércio virtual também devem ter exibidas as informações contidas no Selo do Inmetro e sobre indicação de faixa etária.
Pirataria não é legal
· Nesta Black Friday diga não à pirataria! Exija nota fiscal! Produtos falsificados causam desemprego, geram perda de tributos para a União, estados e municípios e ainda ajudam a fomentar a crime organizado.
· Fique atento! produtos falsificados podem ter efeitos prejudiciais à saúde e à segurança de sua família.
Práticas enganosas do comércio
· Se for comprar online, redobre os cuidados. Busque sempre sites seguros e de boa reputação para ter certeza que receberá o produto anunciado.
· Pesquise preços com bastante antecedência para checar se os descontos oferecidos são reais – muitas vezes os preços são reajustados previamente e durante o período de liquidação voltam ao valor de origem para configurar descontos. Não caia nessa!
· Sempre exija nota fiscal de compra, essa é sua garantia em necessidade de troca.
|
Informe acidentes e irregularidades ao Inmetro: Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) |
|