Notícias
Inmetro aprova segunda balança eletrônica de pesagem em movimento no Brasil
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou nesta quinta-feira (17/10) a verificação metrológica da balança eletrônica HS-WIM, instalada no km 12 da BR-364, na cidade de São Simão, em Goiás. Este equipamento é o segundo do tipo em funcionamento no Brasil, sendo o primeiro instalado em Uberlândia, Minas Gerais, em agosto deste ano.
A balança High Speed Weight in Motion (HS-WIM), é projetada para pesar veículos em movimento, oferecendo uma solução eficiente para a fiscalização do peso de cargas nas rodovias. Durante a verificação, técnicos do Inmetro asseguraram que a balança está em conformidade com o Regulamento Técnico Metrológico (RTM), garantindo precisão nas medições, tanto do Peso Bruto Total quanto dos eixos isolados.
Paulo Pelágio, coordenador técnico da Superintendência do Inmetro no Estado de Goiás, explicou que o equipamento recebeu a marca de verificação inicial e o certificado de verificação, válido por um ano. "Realizamos os testes para confirmar que a balança está pesando corretamente, por meio dos seus sensores instalados no asfalto", informou Pelágio.
Bruno Araújo Silva, gerente de operações da concessionária Ecovias do Cerrado, informou que a balança começará a operar de forma experimental, coletando dados para futuras análises. "Essa é a primeira balança do país a funcionar em uma via de pista simples, capaz de pesar caminhões e ônibus em ambos os sentidos, otimizando a fiscalização sem atrasar as viagens", ressaltou.
Além disso, Silva anunciou que uma segunda balança no estado de Goiás está prevista para ser instalada no km 110 da BR-364, na cidade de Cachoeira Alta.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destacou os benefícios da tecnologia HS-WIM: "Essa inovação não apenas assegura que os veículos circulem com a carga correta, mas também promove segurança nas estradas, eficiência nas operações de fiscalização e contribui para a preservação ambiental, ao reduzir a emissão de gases do efeito estufa".
Brito informou, ainda, que o monitoramento contínuo e a evolução dessas tecnologias posicionam o Brasil como um país que valoriza a modernização no transporte rodoviário.
Créditos das fotos: Assessoria de comunicação - Ecovias do Cerrado.