Notícias
Notícias
Inmetro Alerta
O Inmetro alerta a população para a atuação de falsos fiscais que, intitulando-se funcionários do Instituto, agem em todo o país, coagindo consumidores a comprarem mangueiras e reguladores de pressão. Os casos foram detectados em grande parte nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas já existem registros de ocorrências em todas as regiões do Brasil. É importante destacar que o Inmetro só faz fiscalização no comércio; não faz fiscalização domiciliar.
De acordo com os registros obtidos pela Ouvidoria do Inmetro, o procedimento utilizado é o seguinte: esses estelionatários usam o nome da Instituição ou de suas autorizadas como estratégia de venda e, dessa forma, persuadem moradores a abrir as portas e a comprar os produtos. Alegam que o objetivo da visita é fiscalizar o regulador de pressão dos botijões de gás. Autorizada a entrada, verificam o produto em uso e pressionam o morador a comprar um novo regulador de pressão alegando que, além do risco de explosão, a pessoa poderá sofrer algum tipo de punição caso não faça a troca. O preço cobrado pelo produto é muito superior ao do mercado. Em geral, os valores cobrados pelos meliantes oscilam entre R$ 60,00 a R$ 160,00 para pagamento em até três prestações. Além de oferecer facilidades - pode ser pago por intermédio de assinaturas de notas promissórias ou cheques -, os moradores recebem ameaças e acabam por aceitar a quantia cobrada.
É importante que a população fique atenta. Os produtos como mangueiras de PVC para instalações domésticas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e os reguladores de pressão para botijão de gás, nacionais ou importados, são obrigatoriamente certificados por organismos credenciados pelo Inmetro; se os produtos que estão em uso têm as marcas de certificação do Inmetro, significa que foram testados em laboratórios e aprovados para uso.
Os documentos legais que tratam do tema são as Portarias
, de 03 de dezembro de 1999, e o , de 08 de fevereiro de 1999.Denúncias e informações:Ouvidoria do Inmetro:Teleatendimento: 0300 789 1818Tel: (21) 2563 29 24/ 2563 2948e-mail:
Serviço de Comunicação Social do Inmetro - Imprensa (021) 25632922