Notícias
Inmetro abre vagas em processo seletivo para composição da força de trabalho por servidores públicos federais efetivos e empregados públicos
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou processo seletivo de movimentação para os perfis desejáveis de servidores públicos federais efetivos do Poder Executivo ou empregados públicos. A seleção visa a composição da força de trabalho da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Instituto, com oportunidades para níveis superior e intermediário.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 10/01/2025.
Oportunidade de atuação em ações estratégicas para a melhoria da infraestrutura da qualidade
Os selecionados terão a oportunidade de contribuir com ações estratégicas no âmbito da infraestrutura da qualidade, atendendo a demandas prioritárias do Brasil. Essas ações visam melhorar o ambiente de negócios, aumentar a competitividade da indústria nacional e apoiar o setor produtivo.
Outro ponto atrativo do processo seletivo é a possibilidade de teletrabalho, que poderá ser concedido após o período inicial de exercício presencial de seis meses. Durante essa etapa, o servidor deverá atuar em Xerém (Duque de Caxias-RJ) ou Brasília (DF), conforme a Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGP-SRT/MGI nº 21, de 16 de julho de 2024, que orienta o Programa de Gestão e Desempenho nos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec e do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - Siorg.
Das vagas
O processo seletivo aberto pelo Inmetro oferece, inicialmente, 35 vagas distribuídas entre os níveis superior e intermediário.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou: “Serão até 150 vagas ao final, distribuídas igualmente entre as três oportunidades. Essa estrutura permitirá ao instituto aprimorar sua capacidade de atuação e fortalecer a governança nas áreas essenciais para o desenvolvimento da infraestrutura da qualidade no Brasil”.
Para o nível superior, estão disponíveis 15 vagas na área de Regulamentação e Avaliação da Conformidade e 10 vagas em Regulamentação – Vigilância de Mercado. Já para o nível intermediário, há 10 vagas no Núcleo de Segurança de Produtos. Dentre outros critérios descritos no edital, é desejável que os candidatos tenham disponibilidade para viagens eventuais.
Processo seletivo
A seleção inclui as etapas de análise curricular e entrevista. O currículo será avaliado exclusivamente pela plataforma Currículo e Oportunidades (https://www.gov.br/servidor/pt-br/central-de-conteudo/oportunidades/divulgacao), considerando as qualificações técnicas indicadas e o atendimento aos requisitos.
Na entrevista, serão analisados o conhecimento técnico e o perfil profissional compatíveis com as funções.
Os interessados devem ler atentamente o edital e verificar a comprovação de requisitos, além de estar cientes de eventuais alterações nas gratificações em razão da movimentação.