Notícias
Energia eólica
Incubadora: Inmetro é parceiro em projeto de energia eólica
A Zani do Brasil é a mais nova empresa parceira do Inmetro no desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores. Ela contará com o apoio de infraestrutura e pesquisadores do Laboratório de metrologia em energia elétrica da Divisão de metrologia elétrica do Inmetro, Lamel/Diele/Inmetro, para desenvolver um sistema de inversão para geração de energia elétrica por microturbina eólica. “Trata-se do desenvolvimento de uma solução técnica inédita no Brasil e com alto potencial de impulsionar esse setor de energia limpa e renovável”, comentou Orlando Bandeira, da Incubadora de Projetos e de Empresas, da Coordenação - Geral de Inovação Tecnológica do Inmetro (Cnova).
A incubação de projetos tem prazo de até dois anos, podendo ser prorrogada por mais um ano, se justificável. A empresa tem a seu dispor infraestrutura laboratorial do Inmetro, como os seis laboratórios de referência da Diele, além do apoio técnico de especialistas, bem como espaço físico para realização de ensaios pertinentes ao projeto. A nova incubada, Zani, é uma empresa com cinco anos de mercado e atua em soluções e projetos de energia limpa. Já tem instaladas, experimentalmente, duas microturbinas eólicas de eixo vertical, uma no telhado da Igreja São José da Lagoa e outra em Barra de Guaratiba, Zona Sul e Zona Oeste do Rio de Janeiro, respectivamente.
“O desafio é certificar os componentes desenvolvidos para o sistema de inversão, permitindo a injeção da energia gerada na rede elétrica (geração on-grid), já que hoje a importação destes componentes representa um custo que praticamente inviabiliza a microgeração eólica on-grid no país.”, comentou Orlando.