Notícias
Notícias
Iluminação no Brasil
A reunião foi coordenada pela chefe da Divisão de Metrologia Óptica do Inmetro e atual presidente da CIE Brasil, Iakyra B. C. Bougleux, e foi aberta pelo diretor de Metrologia Científica e Industrial, João Alziro H. da Jornada: O Inmetro se sente honrado em sediar a reunião que representa a reativação da comissão que é muito importante para a competitividade de setores do país, mas há muito tempo estava inoperante. Agradeço a presença e o apoio voluntário de todos. Também à Iakyra e sua equipe pela organização do evento, que representa uma oportunidade de integração do instituto com a comunidade tecnológica nacional. Oportunidade de identificação dos problemas mais urgentes e definição de nossas prioridades, enfatizou o diretor.
Para os participantes é necessário criar no país centros de pesquisas para o desenvolvimento de trabalhos em iluminação. O professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Elvo Calixto Burini, agradeceu ao Inmetro por propiciar essa reunião e a participação do instituto nessa Comissão mostrando o interesse do governo na questão. O assessor da presidência do Inmetro, Giorgio Moscati, disse que os caminhos da globalização e o desenvolvimento tecnológico geram a necessidade de sintonizar os trabalhos numa mesma direção, daí a importância de uma coordenação. Já que o governo brasileiro ouve muito as organizações internacionais, como na aplicação de normas que podem trazer benefícios ao Brasil. Para ele, o CIE vai aproximar mais o instituto das universidades, dos centros de pesquisas e das industrias para desenvolverem melhorias de iluminação no país.
O ex-presidente da CIE Brasil, Milton Martins Ferreira, disse que houve poucos trabalhos de brasileiros na Comissão Internacional de Energia, principalmente, por falta de recursos. Muitos integrantes viajaram para participar de reuniões internacionais com recursos próprios. Ele acredita que a partir de agora, com a participação da Divisão de Metrologia Óptica do Inmetro, o Brasil vai poder contribuir na votação e inclusão de trabalhos na
: Estamos começando uma nova fase com a participação do Inmetro e estamos implantando a CIE de forma efetiva com pessoas ligadas ao assunto que vão gerar ações junto à CIE. Hoje, integram a CIE países de primeiro mundo, mas acredito que podemos marcar a presença do Brasil, por exemplo, com trabalhos relativos à iluminação publica.Eles consideraram importante a tradução de trabalhos apresentados na Comissão Internacional de Iluminação para serem divulgados e aplicados no Brasil. Outra questão discutida foi a carência da indústria nacional na área de fotometria. E uma das soluções é divulgar mais no mercado nacional os serviços do Laboratório de Fotometria da Divisão de Metrologia Óptica. Iakyra disse que o laboratório já executa muitos serviços, como a calibração de luxímetro, fotômetros e lâmpadas, e com a chegada do goniofotômetro - adquirido recentemente pelo instituto- esses serviços serão ampliados.
Eles concluíram que é necessário criar um site da CIE Brasil para divulgar todos os trabalhos realizados pela Comissão e também abrir espaço a pessoas interessadas em integrar as divisões. Outra decisão é a de se criar uma delegação para participar da 25ª Assembléia da CIE Internacional, no período de 25 de junho a 2 de julho deste ano, em San Diego, nos Estados Unidos.
Participaram desta reunião pelo Inmetro: Iakyra B. C. Bougleux; Ana Valéria F. Silva; Juliana Freitas Gomes; Luciana de Castro Alves; Carla Thereza Coelho e Giorgio Moscati também da Divisão 2 Luz e Radiação. E ainda, Elvo Calixto Burini, da USP e da Divisão 4 CIE Sinalização para Transporte; Isac Roizenhlatt, secretário da CIE Brasil; José Luiz Pimenta, da Enerconsult Engenharia e Consultoria Ltda e da Divisão 5 Iluminação Exterior; Antônio Carlos Mingione, professor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da USP e da Divisão 3 Iluminação Interior; Robert Hirschler, do Senai/CETIQT e da Divisão 1 Visão e Cor, e Milton Martins Ferreira, consultor em iluminação.