Notícias
Notícias
Gás Natural Veicular
O Seminário Nacional de Medição de Gás Natural Veicular, coordenado pela Diretoria de Metrologia Legal - área responsável pelos regulamentos e fiscalização das bombas medidoras - tem como objetivo divulgar os acontecimentos sobre normas regulatórias de funcionamento, segurança e manutenção de equipamentos, além de apresentar dispositivos que regem a medição legal do gás como combustível veicular.
Segundo o coordenador do seminário, Raimundo Resende, da Divisão de Instrumentos de Medição de Volume (Divol/Dimel), o encontro pretende conscientizar os profissionais, que lidam diretamente com o público, dá importância do uso correto dessas normas, criadas para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados pelo Inmetro.
― Através deste seminário queremos promover ampla discussão e debate sobre o uso do GNV para solucionar divergências e dúvidas nos vários segmentos de gás. O Rio de Janeiro é o maior Estado produtor e consumidor de GNV, e também onde estão localizados mais postos de revenda. Queremos ainda conscientizar o consumidor em utilizar o GNV como combustível alternativo, disse o coordenador do seminário.
Raimundo Resende disse ainda que, a realização do seminário é uma sugestão do Dimel e da Associação Brasileira do Gás Natural Veicular, para apresentar e discutir os temas importantes para o setor, que tratam da regulamentação do mercado, informes estatísticos, montagem e operação dos postos de serviços e as dificuldades do setor com tecnologia, instrumentação e controle metrológico.
Já estão inscritos técnicos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (órgãos delegados pelo Inmetro), e especialistas de outros países, como Cuba, Argentina, Bolívia, Colômbia e Espanha, além de técnicos de outras entidades brasileiras.
Apoiam o seminário a Petrobras, Metroval, Abegás, AEA, Secretaria de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, Sincopetro, Sindicom, Revistas Gás Inteligente, Posto de Observação e Portal Gás Virtual.
Programação
8h30 min – Credenciamento
9h - Solenidade de AberturaJoão Alziro H. da Jornada - Presidente InmetroOswaldo Colombo Filho - Diretor Executivo da ABgnvRoberto Guimarães - Diretor de Metrologia Legal do InmetroAlfredo Lobo- Diretor de Qualidade do Inmetro
9h30min - Palestra "Como obter o melhor de um posto GNV dentro das normas de segurança"Carlos Gouveia - Gerente de Mercado de GNV - Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga
10h15min Palestra "A Medição de gás em postos GNV, e a experiência GT Medições da ABgnv"Jorge Venâncio F. Monteiro - Eng. mecânico especialista em Metrologia eCoordenador do Grupo GT Medições da ABgnv.
11h Intervalo
11h15min Palestra "Cuidados, e economia de energia em compressores- GNV"Elfio Carvalho - Diretor de Novos Negócios da Movitec Compressores Ltda.
12h - Palestra "Medidores de Gás Mássicos Coriolis para GNV"Amauri Ribeiro - Encarregado Eletrônico da Metroval Controle de Fluidos Ltda.
12h45min - Almoço
13h45min - Visita aos laboratórios do Inmetro*
15h15min Palestra "Os efeitos da pressão excessiva sobre os equipamentos GNV em veículos"Eros dos Santos - Gerente de Desenvolvimento de Mercado - GNV-White Martins Gas Natural
16h Intervalo
16h15min Palestra "A atuação da Petrobras como agente disseminador do uso do GNV"Rodolpho Sivieri - Gerente de Desenvolvimento do Mercado de GNV - Petroleo Brasileiro S/A. - Petrobras
17h Palestra "O Desenvolvimento e Tendências do Mercado de GNV no Estado do RJ"Ricardo Campos La Massa - Gerente de Gás Natural da Cia. Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro - CEG.
17h45min Considerações finais e encerramento
- Roberto Guimarães - Diretor de Metrologia Legal do Inmetro- Oswaldo Colombo Filho - Diretor executivo da ABgnv- Ubiratan J.dos Santos - Diretor Executivo do Portal Gás Virtual
* O número de visitantes aos laboratórios está restrito a 60 pessoas, de acordo com a ordem de chegada das inscrições.