Notícias
Notícias
Fiscalização nos brinquedos
Em Minas Gerais foram fiscalizados 60.000 produtos, destes 498 foram apreendidos e não houve necessidade de interdição no Estado. Ou seja, Minas fiscalizou 8,84% dos produtos desta campanha. No Brasil, 1,6% do total de brinquedos fiscalizados foram apreendidos e 3,5% foram interditados. Em MG, o percentual de produtos apreendidos foi de 4,5%.
Brinquedo é um produto de certificação obrigatória desde 1992. Isto quer dizer que ele só pode ser comercializado com o símbolo de certificação ou seja com as marcas do Inmetro e do organismo de certificação credenciado.
A certificação garante que o produto foi fabricado de acordo com a norma de segurança de brinquedos da ABNT, NBR 11786.
Devido ao alto potencial de risco à segurança e à saúde da criança, considerou-se que o brinquedo é um produto típico para certificação obrigatória, exigindo-se na sua fabricação requisitos mínimos de proteção às pessoas.
Brinquedos que não têm as marcas do Inmetro e do organismo de certificação credenciado, não foram testados quanto aos riscos que podem causar à saúde das crianças, tais como alergia, intoxicação, choque elétrico, perfurações, cortes, etc. No caso de desacordo com a legislação vigente, as sanções aplicadas são nesta ordem: advertência, multa, interdição, apreensão e inutilização. A fiscalização destes produtos é feita pelo
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais
, como órgão conveniado do Inmetro.Dicas ao adquirir brinquedos:
- Verifique a identificação do fabricante ( nome, CNPJ, endereço)
- Produtos importados devem trazer as mesmas informações exigidas para os nacionais, em língua portuguesa, bem como as marcas do Inmetro e do organismo de certificação.
- Apesar dos preços mais baixos, os brinquedos comercializados por ambulantes podem causar sérios problemas. Esses produtos normalmente não estão de acordo com as normas de segurança exigidas.
- Guie-se pela faixa etária recomendada pelo fabricante; um brinquedo indicado para maiores pode ser perigoso para crianças pequenas.
- As marcas do Inmetro e do organismo de certificação no produto indicam que ele foi fabricado de acordo com as normas técnicas em vigor.
- Na dúvida ou se notar ausência do selo, denuncie ao Ipem - MG através do telefone 0800-335.335