Notícias
Notícias
Fiscalização em pilhas
Um ofício enviado à Polícia Federal pede a participação de seus agentes na fiscalização. Por acaso, as pilhas da marca Inmetro foram encontradas em uma loja de R$ 1,99. A direção do Inmetro descobriu a fraude, porque uma funcionária do instituto estava fazendo compras quando se deparou com a pilha chamada Inmetro, com o mesmo logotipo da marca do instituto, inclusive.
Além de ser um sinônimo de qualidade, o selo Inmetro é uma marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial ( INPI ). O Inmetro ainda não conseguiu identificar ou encontrar o fabricante. Ainda que as pilhas viessem do Japão, como há indicações nesse sentido no rótulo do produto, a marca não teria permissão para circular no Brasil, por sua titularidade pertencer ao próprio Inmetro.
As pilhas têm regulamentos técnicos a seguir para garantir a qualidade. O Inmetro não tem nenhuma pilha ou outro tipo de bateria no mercado, mas, para circular com o nosso nome, precisariam da nossa autorização e, para isso, teriam que passar por testes, comenta Paulo Coscarelli, gerente da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade. O Inmetro chegou a testar a voltagem que indicava a pilha e estava correta.
O Instituto afirma ainda que existe uma análise prevista para esse ano para pilhas de todas as marcas mais conhecidas no mercado brasileiro.
Cristiane Crelier