Notícias
Notícias
Extintores fiscalizados
Existem quatro oficinas autorizadas pelo Instituto em São Luís.Todas elas foram inspecionadas, e testes foram realizados. Problemas como rendimento de desempenho, tempo de descarga e pesagem de extintores.O trabalho faz parte da fiscalização de rotina realizada pelo Instituto.
A avaliação de qualidade dos extintores considera os seguintes itens: tempo de descarga, massa de descarga, massa do resíduo de descarga expelida e resíduo de carga. A partir dessa verificação é apresentado o resultado real da carga do extintor, sendo determinada a margem de tolerância. A partir desse resultado final é detectada a irregularidade ou a normalidade. Juntamente com essa verificação são avaliadas as estruturas do prédio e as condições de funcionamento da oficina.
Outro método de avaliação do extintor é feito no selo, que indica a data de recarga e o próximo preenchimento. O selo é fornecido para as oficinas pelo IPEMAR. Para evitar falsificação, os fiscais verificam todos os selos em arquivo da oficina com uma lanterna com sistema dotada de infravermelho para testar a autenticidade.
A fiscalização é uma garantia para quem trabalha sério, diz Edson de Sousa, dono de uma das oficinas fiscalizadas.
(Publicada em 15 de fevereiro no jornal Folha do Maranhão)