Notícias
Notícias
Etiqueta para fotovoltáico
No dia 28 de agosto o Inmetro assinou, em Recife, os primeiros contratos para a concessão de etiquetas de qualidade para fabricantes de sistemas fotovoltáicos. O objetivo é o de conceder etiquetas de eficiência energética aos produtos que obtiverem melhor avaliação de desempenho. “O mercado será beneficiado por ter a oportunidade de comprar apenas os melhores produtos porque todos serão testados e classificados segundo cotações de AaG, numa sequência do mais eficiente para o menos eficiente” adiantou o técnico do Inmetro, Alexandre Novgorodcev.
A assinatura ocorreu durante o Congresso Internacional de Energias Renováveis que acontece em Recife no Centro de Convenções. Neste evento estão presentes expositores da feira Resolutions South América- coordenada pela Associação Brasileira das Empresas de Energias Renováveis- ABEER.
O Inmetro já etiquetou 40 produtos e mais essa iniciativa incentiva a concorrrência sadia entre os fabricantes, classificando e etiquetando os produtos no setor de produção energética.
Apesar da assinatura do contrato ter ocorrido hoje, o programa só será efetivado entre o final desse ano e o início de 2004. Até lá, os produtos que obtiverem a classificação A poderão receber o selo de eficiência Energégica do Procel ( Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobrás.)