Notícias
Notícias
Ética e Consumo
Consumo consciente pela perspectiva empresarial foi o tema da palestra apresentada pelo diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, dia 24 de agosto, no Inmetro, em Xerém.
Mattar abordou as mudanças de valores e comportamentos ocorridas nos consumidores e as conseqüências de tais mudanças sobre a forma de atuar das empresas. Ele mostrou que, o consumidor consciente ao fazer suas compras, valoriza atributos da empresa que vão muito além do preço, qualidade, inovação e design dos produtos, mas que estejam ligados à responsabilidade socioambiental da empresa.
A palestra faz parte do programa Ciclo de Debates: Qualidade e Sociedade, coordenado pela Divisão de Educação e Incentivo a Qualidade, da Diretoria da Qualidade, com o propósito de informar e estimular o debate sobre temas de impacto na vida pessoal e profissional das pessoas.
Conheça o palestrante Helio Mattar é formado em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da USP e Mestre e PhD em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford. Trabalhou como executivo durante 22 anos em empresas nacionais e multinacionais, assim como em seus próprios negócios. Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no governo de Fernando Henrique Cardoso, Mattar é um dos fundadores do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é membro do Conselho; e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente - atual presidente. Desde 2004, é presidente do Conselho da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL). No período de 2000 a 2003, foi diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.