Notícias
Notícias
Encontro Inmetro/Firjan
Com a presença do ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes de Almeida, do presidente do Inmetro, Armando Mariante, da vice-presidente do Sistema Firjan Angela Costa e do presidente do Centro Indústrial do Rio de Janeiro (CIRJ), Carlos Mariani teve início, nesta manhã, o 2º Encontro Inmetro/Firjan para Pequeno e Médio Exportador.
Na mesa:Angela Costa, Márcio Fortes de Almeida,Carlos Mariani e Armando Mariante |
O objetivo do 2º Encontro é estimular o debate acerca do tema por meio de esclarecimentos sobre barreiras técnicas, depoimentos de casos de sucesso e de como se preparar para exportar.Na cerimônia de abertura o vice-presidente do Centro da Indústria do Rio de Janeiro (CIRJ) Carlos Mariani, que susbstituiu o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, impossibilitado de comparecer, disse que estava muito à vontade naquele momento por participar de uma mesa onde todos se dedicam num esforço conjunto em prol das atividades do desenvolvimento industrial no Brasil. Carlos observou que do ministério aos empresários, passando por instituições como o Inmetro e o Sebrae, existem ações concretas para que o país, através de pequenas e médias empresas, participe do mercado exportador. Segundo ele essas empresas estão se envolvendo cada vez mais em atividades que proporcionem esse salto de competitividade.
Angela Costa, vice-presidente do sistema Firjan e presidente do Conselho de Gestão Estratégica para Competitividade, afirmou sua certeza dos bons resultados do encontro visto que os órgãos envolvidos são “excepcionais”.
O presidente do Inmetro, Armando Mariante, esclareceu que o tema competitividade está ligado a qualidade e existe todo um ritual para que, através de ações conjuntas, o acesso das pequenas e médias ao mercado externo seja facilitado.
Mariante ressaltou que o Inmetro está mostrando isso neste seminário e esclareceu sobre o trabalho realizado na área de exportação, principalmente sobre Barreiras Técnicas feito pelo Instituto através do Programa Alerta Exportador. “Qual o papel do Inmetro nesse campo e como o pequeno e médio exportador pode se beneficiar para se tornar competitivo é o que pretendemos mostrar”, disse. No final de sua exposição Armando Mariante aproveitou para entregar aos participantes da mesa, de forma bem informal, conforme explicou, medalhas comemorativas dos 30 anos do Inmetro.
Na última apresentação da cerimônia de abertura, o presidente em exercício do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Fortes de Almeida, mostrou as ações desenvolvidas pelo ministério e alguns resultados que têm impulsionado as empresas a serem competitivas. A partir do questionamento “Qual o caminho para exportar?”, o ministro afirmou que além do empresário necessitar de disposição e coragem precisa também ter acesso à alguns mecanismos tais como aprender a lidar com barreiras técnicas e logística, temas que foram abordados no Encontro.
Márcio Fortes mostrou que o ministério conhece a força da pequena e média empresa e que vem incentivando ações para que esse segmento se fortaleça cada vez mais. Como exemplo citou as salas que tem montado junto com o Sebrae onde os empresários podem obter informações rápidas para seus negócios. “Isso é a chamada inclusão digital nas empresas”, ensinou.
Mais de 400 pessoas, entre empresários e autoridades, participaram do evento e assistiram a apresentação dos painéis: Acesso a Mercados - o novo cenário internacional; Experiências bem Sucedidas de Exportação, além de várias palestras tais como: Preparando a Empresa para Exportar, ministrada pelo professor da Puc-RJ, Roberto Iglésias.
No encerramento, a Firjan entregou o Prêmio Rio Export 2003.