Notícias
Notícias
Encomex no Rio é sucesso
Coordenador de Assuntos Internacionais,PauloFerracioli; presidente Armando Mariante e oSecretário da Secex, Ivan Ramalho |
“Nosso objetivo é levar informação”, disse o secretário. E acrescentou: trabalhos realizados por entidades como o Inmetro estão tornando as pequenas e médias empresas brasileiras mais bem sucedidas.
“O Inmetro está contribuindo para alavancar as exportações através do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações”, afirmou na ocasião. Segundo o secretário a falta de informação precisa ser combatida porque é o grande inimigo do exportador.
O presidente do Inmetro Armando Mariante disse que o aumento das exportações está relacionado à qualidade de produtos. “O Inmetro e o Mdic estão trabalhando para acelerar fortemente o processo de certificação de alguns produtos”, disse. Como exemplo citou a questão dos destilados que, segundo ele, podem ganhar o mercado externo desde que comprovem qualidade. “Estaremos agregando valor à cachaça se ela tiver qualidade e o caminho mais eficaz para constatá-la é a certificação”, afirmou.
Paulo Ferracioli, Coordenador Geral de Assuntos Internacionais participou como palestrante do painel “Instrumentos de Apoio e Estímulo ao Comércio Exterior” quando pôde esclarecer sobre o que são barreiras técnicas e como o Inmetro se propõe a levantar informações a respeito das mesmas para ajudar ao exportador.
Também presente no Encomex o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Humberto Mota disse que o Estado do Rio tem participação importante no comércio exterior por ser o quinto maior exportador do Brasil. “No ano passado o Rio vendeu para fora do País U$$ 4,8 bilhões em produtos, o que significa crescimento de 32% comparando-se com o mesmo período de 2002”.
E acrescentou: “Hoje o Estado começou a diversificar a pauta de produtos como pneus para automóveis, artefatos de joalheria, maiôs e biquines”, finalizou.