Notícias
Notícias
Eficiência premiada
Em entrevista à Agência Brasil, durante a solenidade em Brasília, o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, João Alberto da Silva, disse que o Selo Procel de Economia de Energia e do Selo Procel Inmetro de Desempenho são prêmios à capacidade da indústria brasileira: A cada ano, um número maior de empresas faz jus ao Selo Procel de Economia de Energia e ao Selo Procel Inmetro de Desempenho. O evento de hoje (quinta-feira, 26 de setembro) demonstra a capacidade de resposta da indústria brasileira às novas exigências e desafios que lhes são colocados.
O Inmetro tem ativa participação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em dezembro de 1985 pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio. O plano visa a promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando os desperdícios e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Em 18 de julho de 1991, o Procel foi transformado em um programa do governo federal.
Os selos foram outorgados a 63 empresas nas seguintes categorias: refrigeradores, freezers, condicionadores de ar, coletores de energia solar, reservatórios térmicos, motores, lâmpadas fluorescentes compactas e circuladores/reatores eletromagnéticos. Os certificados têm como objetivo distinguir, anualmente, dentro de diferentes categorias de equipamentos elétricos, aqueles que apresentam os maiores níveis de eficiência energética.