Notícias
Notícias
É Fantástico!
O diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, fala sobre a parceria Atenção, Consumidor!, quadro que analisa os produtos testados pelo Inmetro e, segundo ele, contribuiu para educar e conscientizar consumidores e fabricantes. A parceria conquistou uma audiência de 40 milhões de espectadores.
Nascimento: a parceria Inmetro/Fantásticocontribui para educar o consumidor brasileiro |
NM: Em termos de comportamento de consumo e indústria, como você analisa a parceria Inmetro/Programa Fantástico?
Luiz Nascimento: A parceria, que teve início em 1995 com o teste do Inmetro, tem sido um sucesso ao longo de quase dez anos. A iniciativa é uma forma de educar e conscientizar o consumidor e a própria indústria. Antes do quadro, fizemos várias matérias sobre comportamento de consumo e as entrevistas mostraram que a população brasileira não tinha consciência da sua importância como consumidor. Hoje, o consumidor é mais informado, atuante, sabe a quem atribuir responsabilidades quando um produto apresenta defeito. A parceria Inmetro/Fantástico contribuiu muito para esta nova atitude. Outro dado importante: vários produtos apresentados no quadro não tinham Normas Técnicas, hoje estão dentro da conformidade. O teste mudou também a imagem dos produtos nacionais, considerados em sua maioria sem qualidade. O quadro mostrou que o padrão utilizado na fabricação de vários produtos brasileiros é superior ao dos produtos estrangeiros.
NM: Qual a relevância do quadro para o Programa Fantástico/Rede Globo?
Luiz Nascimento: Atenção, consumidor! É um dos quadros mais importantes do Fantástico. Atribuo o sucesso à credibilidade do Inmetro, à seriedade como os produtos são testados e à participação do próprio consumidor. Muitos produtos prejudiciais à saúde, inadequados para consumo, foram retirados do mercado depois do quadro. Atenção, consumidor! Tornou-se uma referência de qualidade para os 40 milhões de consumidores que assistem ao programa. A gente está sempre testando o índice de audiência de alguns quadros e o do Inmetro aparece sempre na preferência dos telespectadores. O quadro se incorpora ao conceito da linha do programa Fantástico: tudo o que se coloca no ar deve ter importância na vida das pessoas. O quadro do Inmetro é exemplar nessa linha. Há uma troca muito rica entre o programa e os consumidores. Toda semana eles enviam sugestões sobre qual produto deve ser testado.
NM: Quais os critérios para a escolha dos produtos que serão divulgados? Como os fabricantes reagem?
Luiz Nascimento: Escolhemos sempre os produtos mais consumidos e/ ou vendidos em todo o país. Vamos ao laboratório onde o Inmetro testa os produtos, selecionamos os reprovados e falamos com os fabricantes para dar voz a todos. Depois da criação do quadro, os fabricantes ficaram mais atentos. Ninguém quer ter seu produto exposto num programa que tem uma audiência de 40 milhões de telespectadores.
NM: A experiência é pioneira? Há alguma iniciativa similar na televisão mundial?
Luiz Nascimento: A parceria entre o Inmetro e o Fantástico é pioneira. Em TV aberta/comercial não tenho conhecimento de que algum país realize algo similar ao que fazemos na Rede Globo. Pela importância que a parceria representa para o consumidor e a indústria, a expectativa é de vida longa ao quadro.
Jornal Na Medida nº4Novembro 2005