Notícias
Notícias
É a vez do caju
O presidente do Inmetro Armando Mariante participou da abertura da 10ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, em Fortaleza, entre os dias 1 e 4 de setembro. Mariante representou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
O governador do Ceará, Lúcio Gonçalves Alcantara, foi um dos componentes da mesa diretora dos trabalhos.
Um dos objetivos do evento foi o lançamento do Programa Produção Integrada de Frutas-caju ou PIF-caju. O Inmetro parcitipou com a criação da norma geral do PIF e credenciará os organismos que certificarão as frutas.
O Programa Produção Integrada de Frutas acompanha o ciclo de produção das frutas desde o plantio até a embalagem e é fundamental para a exportação. No caso do caju , 80% da castanha é exportada para os Estados Unidos e Canadá. Gera uma receita de 170 milhões de dólares por ano numa produção de 180 toneladas ao ano. Os principais estados exportadores são o Ceará e o Rio Grande do Norte.
Já o caju de mesa, a fruta inteira, ainda não é exportada mas espera-se que o lançamento do novo programa de certificação mude esta situação.