Notícias
Notícias
Dia do Consumidor
Em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, foi realizado no dia 13 de março, o I Seminário Pro Teste de Defesa do Consumidor, organizado por uma entidade civil que defende os direitos do consumidor. Dividido em quatro painéis que falavam sobre: Saúde, Serviços Públicos, Segurança, e Créditos ao Consumidor, o evento contou com a presença do Inmetro, que foi representado pelo Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade (Diviq), Paulo Coscarelli.
Segundo Coscarelli, o painel em que participou tratava da questão da segurança de produtos e Serviços especificamente na área de eletrodomésticos. Foram pontuadas as atividades que o Inmetro desenvolve na área de informação e formação dos consumidores, dando ênfase ao Programa de Analise de Produtos, suas etapas e principais indicadores.
Outro ponto abordado durante a palestra e que merece destaque foram os indicadores do percentual de conformidade de produtos nacionais e de origem estrangeira. De acordo com os resultados acumulados do programa, o percentual de conformidade dos produtos nacionais (13%), na área de eletroeletrônicos, é superior ao dos produtos de origem estrangeira (3%), derrubando o mito que produto importado é melhor que o produto nacional.
Participaram da mesa juntamente com Paulo Coscarelli; Ricardo Morishita, Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC); Walter Pieracciani, Diretor Geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); além de Marcelo Cunha, Engenheiro Coordenador de Testes da PRO TESTE, que atuou como moderador no debate.