Notícias
Notícias
De mãos dadas com o Mercosul
O Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Ernest Bergen; o secretário-executivo do Conacyt (Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología), Luis lima; a vice-ministra de Comércio, Miriam Segovia; a presidente do INTN (Instituto Nacional de Tecnología y Normalización), Lilian de Alonso; o diretor do Cedial (Cooperacion Empresarial y Desarrollo Industrial), Luis Bogarin; o presidente do Inmetro, Armando Mariante e o Coordenador Geral de Articulação Internacional do Inmetro, Paulo Ferrcioli participaram da cerimônia de assinatura do acordo no dia 15 de julho, no Salão de Eventos da Expo 2004, em Assunção.
O ministro Bergen iniciou a cerimônia agradecendo o Governo Brasileiro pela cessão grartuita de software Alerta Exportador! e afirmou que o programa se integra perfeitamente ao Plano Nacional de Exportação que apoia o setor exportador paraguaio.O secretário-executivo do Conacyt, qualificou de tesouro o programa cedido gratuitamente pelo Sebrae, em reconhecimento ao trabalho intelectual demandado na elaboração do software.
A vice-ministra do Comércio disse estar confiante na possibildade dos quatro sócios alcançarem os mercados mundiais com a marca do Mercosul, o que representaria o resultado concreto do processo de integração.
Para o presidente Mariante o lançamento do Alerta Exportador! no Paraguai representa um poderoso passo no processo das cadeias produtivas dos dois países, na medida em que permite ao empresariado dos países membros familiarizar-se com o que chamou de ritual da qualidade, o ritual que representa o processo de qualificação e certificação de produtos.
Mariante argumentou ainda que, no binômio qualidade-preço, pilares da competitividade, a informação adquire valor inestimável. E, ao dar conhecimento ao empresariado das notificações sobre os requisitos técnicos que os países encaminham à OMC, o Alerta Exportador! realiza um trabalho de base que permite ao empresariado do bloco arrancar em direção à competitividade.
Finalizando, o diretor do Cedial comentou que o programa permite ao empresariado paraguaio não somente obter informações, mas também estar mais integrado aos setores governamentais que acompanham as negociações comerciais internacionais, de modo a participar mais ativamente do processo.
O exportador cadastrado no Alerta Exportador! pode ser informado, via correio eletrônico, sobre as notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio relativas a eventual entrada em vigor de novos regulamentos técnicos nos países de seu interesse e que atinjam os produtos de sua empresa. A Argentina foi o primeiro país a receber esse sistema do Inmetro.