Notícias
Notícias
Curso Inmetro
| ||
São considerados potenciais multiplicadores: membros de entidades civis e públicas de proteção e defesa do consumidor e do meio ambiente, professores de todos os níveis de ensino, lideranças comunitárias e de classe, voluntários de projetos ou de entidades voltados para a promoção da cidadania, e demais instituições interessadas na temática. A formação de multiplicadores foi planejada para ser ministrada em 40h e para turmas de no máximo, cinqüenta pessoas. Todo o trabalho é desenvolvido a partir da Coleção Educação para o Consumo Responsável, elaborada especificamente para o projeto. O processo de formação é estruturado em seis etapas: palestras e debates, discussões sobre o consumo local (contextuais), planejamento da oficina de formação de novos multiplicadores, apresentação dos trabalhos produzidos, planejamento de atuação local e avaliação.
A metodologia aplicada ao treinamento desenvolve-se a partir do conhecimento e das experiências dos cidadãos consumidores que o integram. Assim, os potenciais multiplicadores, após participação em palestras e debates, ministrados por especialistas, são envolvidos em discussões que têm como base as práticas de consumo de cada um. Essas discussões estão relacionadas ao consumo da comunidade onde o treinamento está ocorrendo, o que possibilita uma efetiva interação do grupo com os problemas de consumo local.
Consumo deve servir para pensar, do contrário, pode vir a comprometer a saúde e segurança do consumidor.Atualmente, o projeto conta com o apoio do Ministério da Justiça, por meio de recursos do Fundo Nacional do Direitos Difusos - FNDD, e de parcerias com os órgãos delegados do Inmetro, nos Estados, os Institutos de Pesos e Medidas, responsáveis pela infra-estrutura local e seleção dos potenciais multiplicadores.