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Cuidados com o kit gás
O Rio é o estado com a maior frota de veículos movidos a gás natural do país. O combustível mais barato virou um grande atrativo para os motoristas. Mas nem sempre a instalação do kit gás representa uma economia. É preciso ter cuidado antes de decidir fazer a conversão.
Quase 370 mil carros rodam hoje no estado do Rio com o kit gás. O número de oficinas que fazem a conversão passou de 14, em 2000, para 200 no ano passado.
O preço do gás é o maior atrativo. "Para o bolso, vai valer a pena. Eu, que rodo muito, vou recuperar o investimento muito rapidamente", acredita a fisioterapeuta Alexandra Santos.
O técnico em enfermagem Cláudio Fernando Oliveira fez a conversão no carro dele há um mês e já sentiu a economia no bolso. "Eu gastava em torno de R$ 500 com gasolina. Rodei esse mês todo com gás e gastei uns R$ 230", calcula ele.
E se a preocupação é com o possível aumento no valor do metro cúbico, o coordenador do Comitê de Gás Natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Rosalino Fernandes, garante: "A tendência é que o gás seja mantido no preço atual. Eventualmente pode haver pequenos aumentos de inflação, mas nada que possa assustar o consumidor".
Os números são positivos e tudo parece ser favorável para quem quer instalar o kit gás. Mas não é bem assim. Uma simples conversão pode acabar causando dor de cabeça.
Marcos Antônio Glinaudelli, engenheiro mecânico do Detran, esclarece: a conversão só deve ser feita com equipamentos aprovados pelo Inmetro.
"A instalação do cilindro pode obstruir a passagem de um estepe. Os parafusos que são colocados podem acabar entrando em contato com outros elementos do veículo, como por exemplo, as molas", alerta o engenheiro.
A má instalação do gás natural compromete o desempenho do motor. Segundo especialistas, o carro pode poluir o ar três vezes mais do que antes da conversão. E o motorista ainda corre o risco de ter problemas na hora de regularizar a documentação.
"O carro tem que estar funcionando bem nos dois combustíveis. Se ele for reprovado, vai sair sem documento. Só depois de resolvido o problema e passando no teste, ele leva o documento", esclarece Marcos Antônio Glinaudelli.
A conversão envolve questões técnicas. Por isso, é bom saber onde e quem mexe no motor do seu carro. Sobre o assunto, o RJTV conversou com o diretor de qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo.
RJTV: Quais são os cuidados que os motoristas devem tomar?
Alfredo Lobo:
Em primeiro lugar, ele deve selecionar uma oficina instaladora adequada, registrada pelo Inmetro, considerada competente pelo instituto. Em segundo lugar, ele deve fazer a inspeção em uma oficina especializada * porque a instalação do kit gás pode afetar o aspecto de segurança do carro. A inspeção é importante para que seja verificado se o kit está seguro e se ele não provocou uma perda de segurança. A instalação do kit traz uma vantagem econômica, reduz o consumo do combustível, mas ele demanda um investimento, um custo da ordem de R$ 2.500, R$ 3 mil. O consumidor deve ficar atento, porque kits com preços muito baixos podem não ter a necessária qualidade.Na prática, que tipo de prejuízo o carro pode ter se o kit gás for mal instalado?
Ele pode afetar a segurança do veículo, provocando eventualmente danos ao motor e até acidentes, como incêndios. É importante que a instalação seja feita da forma
RJTV - TV Globo 03/03/2006
Nota: *A inspeção é realizada em organismo de inspeção acreditado pelo Inmetro