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Credibilidade Inmetro
Os gráficos demostraram que com referência à credibilidade do selo de qualidade do Inmetro para produtos, 81% dos entrevistados dizem que o selo influi na decisão de compra. O índice mais alto está no Nordeste: 84% de confiabilidade. No Sudeste a credibilidade é de 77% . A credibilidade do selo cresce com o índice de escolaridade: 73% até a 4ª série; 88% no nível superior.
Sobre a confiabilidade de dez produtos avaliados pelo Inmetro o extintor de incêndio é o campeão de confiabilidade sendo que 75% dos pesquisados levam em conta a marca e as instruções do Inmetro nos mesmos. Em seguida vieram os capacetes de motociclistas; pneus; brinquedos; panelas de pressão; botijões e preservativos; bombas medidoras; taxímetros e balanças de supermercados, de feitas e de açougues.
20% da população considera que a informação sobre o peso ou capacidade dos produtos em supermercados é correta contra 5% que as considera incorretas.
Já sobre incorreções verificadas nas inscrições nos pesos ou capacidades inscritos nas embalagens, o percentual de quem achou erro é muito grande: 41% contra 57% que não achou. Entre os 41% que encontraram erros o índice de reclamação é muito pequeno – apenas 27%. Um dado interessante: os mais pobres são os que menos reclamam. 26% até 2 salários mínimos contra 41% com mais de 10 salários mínimos. Ou 36% da classe A/B contra 24% da D/E. Os que reclamam representam apenas 12% da amostra e se dividem onde reclamam 75% no próprio local da venda e apenas 4% no Procon. Entre os mais informados (curso superior) o índice dos que se dirigem ao Procon dobra 8% e na região Norte/Centro Oeste chega a 12% contra apenas 2% no Nordeste.
Numa curiosa revelação paralela a pesquisa apontou que 83% da população brasileira não acessa a Internet; dos que acessam, 7% o fazem do trabalho e outros 7% o fazem da casa de amigos ou parentes. 3% acessam de locais públicos; 1% da escola e 2% não sabem.
A pesquisa foi coordenada pela Coordenadoria de Planejamento do Inmetro (Cplan) que poderá disponibilizá-la integralmente aos interessados.
Saiba mais sobre a Pesquisa de Satisfação Inmetro / Ibope - 2002