Notícias
Notícias
Cooperação Mercosul e UE
Coordenadores Nacionais do Subgrupo de Trabalho do Mercosul (SGT3) e representantes da Comissão Européia se reniram dia 27/9, em Montevidéu, para analisar e aprovar o Programa Operativo Global para execução do Projeto Harmonização de Normas Técnicas, Regulamentos Técnicos e Procedimentos de Avaliação da Conformidade.
O Projeto no valor 4,6 milhões de euros é uma ação conjunta de apoio ao processo de integração dos países membros do Mercosul, com base no Plano de Ação de Facilitação de Negócios, que priorizou, como estratégicos, os setores industriais de Produtos Elétricos, Madeiras e Móveis e Máquinas, para fortalecer e dinamizar o intercâmbio comercial entre os dois blocos.
Os beneficiários do Mercosul receberão capacitação e equipamentos de laboratórios para fortalecer nos quatro países suas infra-estruturas tecnológicas, para que possam prestar serviços mais sofisticados a seus clientes, principalmente, às pequenas e médias empresas.
Até 2004, os projetos ALA (América Latina) eram coordenados pelo escritório da União Européia, em Bruxelas, a partir dessa data foram descentralizados, e a UE, face aos bons resultados alcançados pelo Inmetro na cooperação anterior do Projeto ALA 93/15, delegou ao Instituto a direção regional desse projeto, que ficou a cargo da Coordenação-Geral de Articulação do Inmetro (Caint).
A Direção Regional do Projeto é exercida pelo engenheiro Rogério Corrêa, da Coordenação Internacional do Inmetro, que participa dessa reunião. A Direção foi confiada ao Inmetro pelas autoridades do Mercosul e aprovado pela Comissão Européia, face aos bons resultados alcançados na cooperação anterior do Projeto ALA 93/15, que também foi coordenado pelo Inmetro.