Notícias
Notícias
Cooperação Internacional
O diretor da "Associacion Europea de Expertos - AEXEA", engenheiro Roland Rebois, esteve no dia 17 de dezembro no Inmetro para finalizar o projeto ALA 93/15, da Cooperação Técnica Mercosul-União Européia. Este projeto durou oito anos e abrangeu todas as áreas do Inmetro, incluindo normas e regulamentos técnicos, além de dar um apoio fundamental ao desenvolvimento do Ponto Focal. Os trabalhos foram orientados pela Coordenação Geral de Articulação Internacional - Caint, representada pelo engenheiro Paulo Ferracioli, na qualidade de Coordenador Regional Mercosul e pelo eng. Rebois como representante da União Européia. Na fase final da cooperação, a Diretoria de Metrologia Legal está sendo contemplado com uma câmara de ensaio de compatibilidade eletromagnética radiada para utilização em ensaios de apreciação técnica de modelo de instrumentos de medição e seus acessórios, avaliada em aproximadamente 250 mil euros.
O eng. Rebois participou também da reunião do Comitê de Licitação para aquisição de equipamentos metrológicos destinados aos países do Mercosul no valor aprovado pela UE de um milhão de Euros, incluindo o equipamento recém destinado ao Inmetro. Segundo Roland Rebois, a cooperação entre o Inmetro e a União Européia foi muito equilibrada, trazendo resultados excepcionais. Existem negociações no âmbito do Mercosul-União Européia referentes ao novo projeto de cooperação técnica, para o qual há previsão de recursos da ordem de 4 milhões de Euros dando continuidade ao Projeto ALA 93/15 e apoio ao processo de integração do Mercosul.
Para Ferracioli, o que pode ser considerado de extremamente positivo é a interação constante entre a União Européia e o Mercosul, o que permitiu que os objetivos de todos pudessem ser alcançados.