Notícias
Notícias
Cooperação Internacional
O presidente do Inmetro, João Jornada, fez a abertura do Seminário e deixou clara a importância do treinamento para estreitar o relacionamento com a Agência Brasileira de Cooperação. Além do presidente, participaram da cerimônia de abertura do evento o embaixador Lauro Moreira, a diretora de Articulação e Informação Tecnológica do INPI, Maria Beatriz Amorim Páscoa, e o diretor de Relações Exteriores da ABNT, Carlos Santos Amorim.
O embaixador Lauro Moreira disse que o Brasil é um parceiro de intercâmbio de conhecimento com outros países em desenvolvimento, com as cooperações bilateral e multilateral, por meio de programas de longa, média e curta duração, e o País tem sabido absorver a cooperação que lhe é prestada.
Segundo Carlos Amorim, a ocupação de todos os espaços disponíveis em nível internacional torna o mundo cada vez mais integrado:
— É preciso aumentar a interação entre o Inmetro e a ABNT para que os dois Órgãos possam atender o interesse maior do país em termo de cooperação técnica internacional, afirmou.
O evento abordou, ainda, temas, como Cooperação Técnica Recebida Bilateral (CTRB), Cooperação Técnica Recebida Multilateral (CTRM) e Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD).
O Seminário foi promovido pela Coordenação-Geral de Articulação Internacional do Inmetro – Caint. Participaram como palestrantes o embaixador Lauro Moreira, diretor-geral da ABC; o conselheiro José Antônio Gomes Piras, o coordenador-geral da Cooperação Técnica Recebida Bilateral; além de Suelma Rosa dos Santos, gerente de Programa da CTRB; Pedro Henrique Meireles, gerente de Programa de Coordenação Técnica Recebida Multilateral; e Karin Matuschke, gerente de Programa da Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento.