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Consumidores baianos
Formar multiplicadores na área de educação para o consumo que possam atuar em comunidades, escolas e em suas próprias empresas, ajudando a formar o consumidor consciente de seus direitos e deveres. Esse é o principal objetivo do curso Formação de Multiplicador em Educação para o Consumo que o Inmetro, em parceria com o Ibametro, realizará de 3 a 7de julho, em Salvador, com a participação de colaboradores do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade e de representantes de instituições ligadas ao tema.
Antes da realização do curso, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) promoveu palestra de sensibilização para mostrar a importância do consumo praticado de forma consciente. Dentre outras características, o consumidor consciente não se ilude diante da publicidade feita sobre determinado produto, costuma checar as informações nas embalagens das mercadorias e, a depender do produto, se empenha em verificar a existência da marca do Inmetro.
Esta etapa de sensibilização do projeto ocorreu semana passada, nos dias 2 e 3 de maio, com a realização do workshop Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo, no Bahia Othon Palace Hotel. O tema foi desenvolvido para cerca de 100 participantes pela técnica da Diretoria de Qualidade do Inmetro, Juliana Azevedo de Souza Caribe.
O curso Formação de Multiplicador em Educação para o Consumo já foi aplicado em 13 estados brasileiros e a expectativa é alcançar todo o País até o ano de 2008. O curso tem uma metodologia participativa, interativa e construtivista. "Essa metodologia deverá ser multiplicada nas comunidades e nas próprias instituições, às quais os participantes do curso pertencem", explica Juliana Azevedo.
QUALIDADE
O diretor geral do Ibametro, Arlindo Amado Filho, está convencido que o curso é uma iniciativa que deve ser levada a todos os segmentos, desde as crianças de escolas públicas e privadas até aos grupos da Melhor Idade. "Consumidor consciente é o indutor da melhoria da qualidade de produtos e serviços. Se ele conseguir entender os seus direitos básicos, correrá atrás de outros direitos", reforça o diretor.
Superintendente do Procon baiano há 11 anos, Archimedes Pedreira Franco, avalia que o treinamento previsto para ocorrer em julho próximo contribuirá para a difusão dos direitos do consumidor e, por conseqüência, da cidadania na sociedade baiana. Acrescenta que a despeito da promulgação do Código de Defesa do Consumidor há 15 anos, "os brasileiros ainda estão muito longe de saber quais são os seus direitos e como exercita-los". Archimedes também exerce a função do secretário executivo do Fórum Nacional de Procons.
O diretor do Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar, coronel Jorge da Silva Ramos, garante que, a partir dos conhecimentos a serem obtidos no curso, os multiplicadores vão repassar os ensinamentos aos colegas e a suas comunidades. A Polícia Militar tem uma corporação de 30 mil homens e mulheres. "A idéia é que os alunos da Academia da Polícia Militar também se transformem em multiplicadores", diz.
Presidente do Movimento de Donas de Casa e Consumidores da Bahia, Selma Magnavita, avalia que o baiano ainda sabe muito pouco sobre o tema educação para o consumo. Acrescenta que, dentre outras exigências, o consumidor deve estar sempre atento sobre a data de validade da mercadoria, sob o risco de adquirir produtos estragados. "Educação para o consumo é a nossa bandeira", se entusiasma.
Especialista em Gestão Social para o Desenvolvimento e atuando na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBa.), o engenheiro Ricardo Maia, também participante do workshop, diz que Organizações Não Governamentais (ONGs) têm mostrado interesse crescente em relação ao tema defesa do consumidor.
ABORDAGEM
No curso a ser realizado em julho, será feita a abordagem para aprimoramento dos participantes nas seguintes áreas:
Meio Ambiente – Serão abordadas as conseqüências da manutenção dos atuais padrões de consumo e suas implicações no meio ambiente. Será avaliada ainda a importância da adoção de práticas de consumo sustentável para garantir a preservação da vida e dos recursos naturais.
Ética no consumo – Vão ser apresentados os princípios éticos que devem ser preservados nas relações de consumo, tanto do ponto de vista do consumidor quanto do fornecedor, observando a produção e aquisição de bens e serviços.
Publicidade e consumo – Os participantes do curso vão saber como a publicidade utiliza as emoções individuais e coletivas na promoção de produtos e serviços.
Saúde e segurança – Serão abordadas as garantias da saúde e da segurança no consumo de produtos (especialmente medicamentos e alimentos) e serviços, bem como a importância da modificação de hábitos nocivos à saúde do consumidor.
Direitos e deveres do consumidor – Este tema tomará como referência o Código de Defesa do Consumidor: Como e onde reclamar, direitos básicos, responsabilidade do fornecedor e prestação de serviços. O Ibametro é um órgão delegado pelo Inmetro, e uma autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado e órgão delegado do Inmetro na Bahia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ibametro