Notícias
Notícias
Construir com qualidade
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o gerente do Sebrae/RJ, Everton Matos, visitaram o Inmetro nesta segunda-feira e foram recebidos pelo presidente João Jornada, pelos diretores Roberto Guimarães e Antônio Godinho, e pelos assessores Luiz Carlos Gomes e Gustavo Kuster.
O presidente Jornada falou sobre os produtos da construção civil que já são certificados pelo Inmetro, como vergalhões, fios e cabos elétricos. Jornada disse que o Bônus Metrologia, criado em parceria com o Sebrae e lançado em agosto do ano passado, destinado às pequenas e médias empresas a atender às exigências do mercado e torná-las mais competitivas, reduz em até 70% os custos de certificação. Ele lembrou que no Rio Grande do Sul, estado onde começou a aplicar o Bônus, empresas que partiram do zero hoje têm 20 empregados e participam do mercado produzindo com qualidade.
Após a reunião, Okamotto (primeiro à esquerda) e Everton Matos (à direita) conheceram o Laboratório de Fotometria e os de Química, onde o presidente Jornada mostrou o padrão do etanol. Em segundo plano na foto, o assessor da Dimci, Luiz Carlos Gomes.
Okamotto enfatizou que se deve conhecer onde há gargalos para que se possa atuar levando a cultura da qualidade e ao mesmo tempo estimular as pequenas indústrias a produzirem de acordo com os programas de avaliação da conformidade. Como exemplo, ele citou o mel que poderia ser certificado, melhorar a qualidade e ganhar mais mercado com valor agregado. Mas sua maior preocupação é com o desperdício que há na construção civil e para isso o Ministério das Cidades já formalizou uma parceria com o Inmetro, onde o Sebrae deve atuar também.