Notícias
Notícias
Certificação Florestal
O Inmetro participou, no dia 28 de outubro, da 9ª Assembléia Geral do Programa de Reconhecimento dos Esquemas de Certificação Florestal (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes), em Bruxelas, Bélgica. O diretor da Qualidade, Alfredo Lobo, representou o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). A Assembléia discutiu temas de interesse dos países membros e também apresentou o resultado final do processo de reconhecimento do Cerflor junto ao PEFC, que teve início em outubro de 2004.
Desde 22 de novembro de 2002, o Inmetro é membro do Programme for the Endorsement Forest Certification Schemes – PEFC -, maior esquema de certificação de florestas do mundo. Atualmente, o PEFC tem 30 membros representantes de programas nacionais de certificação florestal, sendo que desses, 21 já foram submetidos a um rigoroso processo de avaliação e possuem seu reconhecimento. Os 21 esquemas nacionais reconhecidos cobrem uma área de 127.760.297 hectares de florestas certificadas, produzindo milhões de toneladas de madeira certificadas com a marca PEFC.
O Cerflor conta hoje com dois organismos de certificação de manejo florestal e cadeia de custódia credenciados pelo Inmetro (BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda e SGS ICS Certificadora Ltda) e seis empresas com seu manejo de florestas plantadas certificadas (INPACEL AGROFLORESTAL LTDA (no Paraná), ARACRUZ CELULOSE S/A ( na Bahia), ARACRUZ CELULOSE S/A ( no Espírito Santo), RIGESA (no Paraná e Santa Catarina), CENIBRA (em Minas Gerais) e VERACEL (na Bahia)) totalizando 882.049 hectares de florestas certificadas.