Notícias
Notícias
Certificação Aeroespacial
O objetivo do evento, que aconteceu de 17 a 18 de novembro, foi divulgar as vantagens competitivas que a certificação de empresas e produtos proporciona ao setor aeroespacial.
Em virtude do crescimento da atividade de certificação no País, tem aumentado, também, o número de certificadoras disponíveis no mercado, embora, nem todas emitam certificados inseridos no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC.
Com isso, ocorre uma degradação na confiabilidade do processo, pelo fato de não haver o reconhecimento, por parte do organismo credenciador oficial, da competência dessas instituições, para avaliar a conformidade de produtos ou sistemas de gestão e pessoal.
No Brasil, o organismo credenciador oficial é o Inmetro e os programas de avaliação adotados obedecem a práticas internacionais, baseadas em requisitos da ISO (International Organization for Standardization), do IAQG (International Aeroespace Quality Group) e IAF (International Accreditation Fórum).
No dia 18 o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, fez palestra sobre o reconhecimento internacional e o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.