Notícias
Notícias
Célula Tronco
O diretor de Metrologia Científica e Industrial, Humberto Brandi, e o chefe do Serviço de Saúde Ocupacional do Inmetro, Sérgio Ballerini, fizeram a abertura do evento e falaram sobre a importância do tema.
- O Brasil tem se esforçado na área da pesquisa científica e isso está trazendo um avanço significativo para a Medicina. O tema Células Tronco é atual e importante para todos. Com a palestra queremos acabar com possíveis dúvidas na área, afirmou o diretor Humberto Brandi.
A palestra teve como mediador o médico do Sesao, Maurício Menezes, que, além de falar sobre o trabalho de saúde desenvolvido com os funcionários do Inmetro, apresentou uma introdução sobre pesquisas ligadas à célula tronco.
O coordenador nacional das Pesquisas sobre Células-Tronco no Brasil, Antônio Carlos Carvalho, falou sobre terapia celular para doenças crônicas degenerativas e mostrou um histórico das pesquisas desenvolvidas no país.
- Os avanços na área de células-tronco são significativos. Para se ter uma idéia, já se fala, até mesmo, na criação de um coração em laboratório. Por mais absurdo que possa parecer, já há algum grau de realidade nisso, afirmou.
Antônio Carlos Carvalho deu ênfase ao conceito de células embrionárias e falou sobre as suas principais características. São elas: capacidade de reprodução e diferenciação limitadas; identidade alogeneica com rejeição do sistema imune; transplante nuclear; clonagem terapêutica; além de manipulação de genes e controle e restrição da diferenciação e teratocarcinomas.
Entre os convidados estavam presentes representantes da área de recursos humanos do IBGE; funcionários do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); da Comissão Nuclear; da Biblioteca Nacional; do Jardim Botânico; além de alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis e de duas turmas do 3º ano do Círculo Operário.
Ao final da palestra, cerca de 20 participantes foram premiados com brindes sorteados pela organização do evento.