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Carga perigosa
Os resultados do balanço da fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo revelam, ainda, o crescimento da quantidade de autuações também em relação a abril de 2004. Ano passado foram 45 este ano 57 - um aumento de 26,6%. Por outro lado, diminuiu em 21,73% o número de CIPP’s apreendidos de 23 para 18.
As fiscalizações do Instituto de Pesos e Medidas ocorreram em Barretos, Cajati, Rio Pardo, Pardinho, Itu, São José dos Campos e Guariba.
Os proprietários ou responsáveis pelos caminhões autuados têm, a partir da data da constatação da infração, até 10 dias para apresentar uma justificativa junto à Superintendência do Ipem. Os casos são analisados individualmente e, se comprovada a irregularidade, o Ipem-SP aplica uma penalidade que varia de uma advertência ao pagamento de multa entre R$ 400 e R$ 2.500. Na reincidência, os valores dobram. Os veículos que tiveram o CIPP apreendido só poderão voltar a trafegar nas estradas depois de efetuar os concertos e passar por uma nova inspeção em algum Instituto de Pesos e Medidas do país.
A má conservação da parte mecânica e dos cilindros que transportam o produto perigoso (ácido, combustível e gases) cria uma situação propicia para acidentes. Na maioria dos casos os problemas apresentados por esses veículos são pneus lisos, falha nos freios, suspensões defeituosas, precários sistemas de iluminação e sinalização. Todas essas irregularidades podem ocasionar acidentes. Por isso, o trabalho dos técnicos do Ipem-SP é preventivo. As fiscalizações visam retirar de circulação veículos-tanques precários que poderiam provocar desastres ao meio ambiente e às pessoas envolvidas neles.
Acidentes com veículos-tanques são registrados constantemente
Na terça-feira (3/5), por exemplo, uma carreta carregada de nitrato de amônia, um produto altamente oxidante, tombou na avenida dos Bandeirantes, zona Sul da capital. Por sorte, a amônia não entrou em contato com nenhum lençol freático nem com nenhuma pessoa, pois se isso tivesse ocorrido a amônia poderia ter provocado lesões no corpo, complicações respiratórias e irritações na pele, ou ter contaminado o leito do rio. Em uma situação extrema, teria provocado a morte de alguém. O final desse acidente resultou em mais um congestionamento no trânsito da cidade.
Em todas as operações, o Ipem-SP conta com o apoio de outros órgãos governamentais, concessionária de estradas no Estado e com a participação das polícias militar e rodoviária, que analisam os documentos dos veículos e de seus motoristas.