Notícias
Campus do Inmetro, um polo de pesquisa e desenvolvimento a serviço das empresas
Edital da Finep seleciona projetos de empresas para inovações em materiais avançados
Publicado em
26/08/2020 10h57
Atualizado em
25/11/2022 11h16
O Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados ao pé da Serra sul fluminense, em Xerém. Dispõe da mais alta tecnologia em seus 50 laboratórios, infraestrutura que tem por objetivo também apoiar empresas no desenvolvimento de projetos, como o desenvolvimento de novos materiais e sua caracterização, tema central do novo edital que acaba de ser lançado pela Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) com recursos de R$ 10 milhões.
A Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), por exemplo, dispõe de um dos mais modernos centros de microscopia eletrônica do país, totalmente operacional e disponível ao uso do setor produtivo para desenvolvimento de novos produtos ou processos a base de materiais avançados. A estrutura da Dimat oferece uma avaliação completa dos materiais, na escala nano até macro, desde a análise estrutural atômica, passando pela análise dos constituintes químicos, das propriedades térmicas, mecânicas, elétricas, ópticas e vibracionais, até análise de desempenho de atrito e de desgaste.
Aparato essencial para as principais linhas da chamada pública da Finep: melhor performance dos produtos; aumento da competitividade por meio da aplicação de materiais avançados em componentes, processos e sistemas produtivos; redução do impacto ambiental do produto ou no processo industrial demonstrada pelo aumento da segurança ou pela redução do consumo de energia, matéria-prima e/ou emissões de gases do efeito estufa (GEE); e nova aplicação resultante do desenvolvimento de tecnologia que exija modificação no processo e infraestrutura existente, etapa de escalonamento em ambiente operacional, desenvolvimento do mercado e/ou reestruturação do modelo de negócio.
Referência em análise e caracterização de materiais
O desenvolvimento de novos produtos com propriedades avançadas, com multifuncionalidades e que embarcam elementos de inteligência, se tornou uma das principais características do que ficou conhecido como 4ª revolução industrial. Esse processo é impactado diretamente pelo desenvolvimento de novos materiais associados a diversas tecnologias.
No Inmetro, os pesquisadores da Divisão de Metrologia de Materiais possuem ampla experiência em análises de materiais de interesse industrial, como o grafeno, uma das maiores promessas da indústria eletrônica. Eles atuam, ainda, na caracterização completa de materiais nanoestruturados, materiais fotossensíveis, filmes finos, partículas nanométricas, metais e ligas, fármacos, materiais compósitos poliméricos, e, para a indústria de dispositivos médicos, na avaliação do desgaste de próteses ortopédicas.
“Isso tudo com a excelência e confiança metrológica agregada, um diferencial das análises feitas pelo Inmetro. A caracterização metrológica de materiais, principalmente daqueles associados a soluções técnico-científicas inovadoras, é o nosso negócio, que podemos oferecer para apoiar projetos de inovação para desenvolvimento de um produto, processo e/ou serviço, em diferentes setores industriais e sociais”, explica Oleksii Kusnetsov, chefe da Dimat.
”Estamos à disposição para a indústria, corpo médico e sociedade para realizar avaliações e pesquisa de novos materiais, modelos e produtos, e no apoio a empresas para submissão de propostas à Finep”, completa Oleksii.
Conheça mais detalhes sobre a Divisão de Materiais e entre em contato pelo e-mail dimat@inmetro.gov.br