Notícias
Notícias
Campanha Imepi Saúde
Representantes de hospitais e clínicas serão convocados a enviar os aparelhos à sede do Imepi onde, em laboratório, os esfigmomanômetros serão submetidos a testes. Depois disso, a partir do dia 12 de agosto, terá início a segunda fase da campanha, quando os técnicos farão a fiscalização em campo visitando hospitais e clínicas.
Segundo o diretor do Instituto, Luciano Paes Landim, em geral, cerca de 40% dos aparelhos verificados apresentam defeitos, o que representa um risco para a saúde da população.
— As irregularidades mais comuns encontradas nos aparelhos são: prazo de validade expirado e ausência de etiqueta de verificação, afirmou.
Durante a campanha do ano passado, mais de 700 aparelhos de medir pressão arterial foram verificados e aproximadamente 40% deles apresentavam algum defeito. Este ano a expectativa é de que aumente em pelo menos 30% o número de tensiômetros fiscalizados. De acordo com a diretoria do Imepi, os aparelhos que apresentarem irregularidades serão apreendidos e os proprietários autuados por descumprimento das normas.
— Essa campanha se estende às pessoas que têm os aparelhos de medir pressão em casa porque muitas delas costumam se auto medicar, o que é muito perigoso: se o esfigmomanômetro estiver com defeito, elas podem tomar remédio para um problema de saúde que não existe, explicou Luciano Paes Landim, diretor do Imepi.
Serviço: O Instituto de Metrologia do Piauí fica na Av. Barão de Gurguéia, n°3336 - Bairro Tabuleta. Fone (86) 229-1702.