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Camisinha com segurança
Com o aumento das vendas de preservativos no período do carnaval, o Inmetro orienta o usuário para que esteja atento à marca e ao prazo de validade do produto. Na hora da compra, o consumidor deve verificar se a embalagem traz o selo de certificação. Caso o preservativo não apresente a marca, deve ser recolhido imediatamente pois significa risco para o usuário.
O preservativo masculino, ou camisinha, é um produto que deve assegurar proteção ao consumidor. Sua certificação pelo Inmetro é compulsória, ou seja, só pode ser comercializado se os lotes tiverem sido avaliados em testes de laboratórios.
O Inmetro e a rede de Institutos de Pesos e Medias (Ipems) fiscalizam o mercado constantemente em busca de produtos falsificados. Uma operação mais abrangente e articulada em todo o país, denominada Operação Carnaval, está visitando estabelecimentos comerciais e até motéis para coibir a comercialização de produtos sem segurança. No ano passado, foram fiscalizados 605.070 unidades de preservativos em 1122 estabelecimentos comerciais. Dessas, 5.379 camisinhas foram apreendidas por apresentar irregularidades.
Segundo dados da AC Nielsen, líder mundial em informação de mercado, são vendidos por ano, entre nacionais e importados, cerca de 400 milhões de preservativos, que podem ser apresentados de duas maneiras: em caixas individuais ou embalagens chamadas de consumo que contêm de 3 a 12 unidades em embalagens primárias aluminizadas. Sobre as unidades aluminizadas, destacamos que estas podem ser distribuídas em campanhas do Ministério da Saúde, no entanto, não é permitida sua comercialização.
O consumidor não deve esquecer de ler as instruções de uso, modo de descarte, efeitos nocivos ao produto (como uso de vaselina), também descritos na embalagem e, ao perceber, no ato da compra, que o produto não apresenta a marca Inmetro, deve encaminhar a denúncia para a Ouvidoria do Inmetro:0800 285-1818, para que seja recolhido imediatamente, pois significa risco para o usuário.
Fantasias e máscaras
As fantasias que não trouxerem nas etiquetas informações quantitativas de composição têxtil não poderão ser comercializadas. Produtos para uso infantil como máscaras, espadas e chicotes só podem ser comercializados com o selo que traz a marca do Inmetro e do organismo certificador. Todos os produtos que não estiverem dentro destas especificações serão recolhidos pelas equipes de fiscalização.
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial- Inmetro – é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A missão do Inmetro é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia, através da adoção de mecanismos de melhoria da qualidade de produtos e serviços.
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