Notícias
Notícias
Caminhões tanque
Segundo os técnicos do Ipem-SP, 54 caminhões receberam auto de infração em todo o estado de São Paulo. Para voltar a trafegar nas estradas brasileiras, os motoristas que tiveram o CIPP apreendido terão que levar seus caminhões para uma nova vistoria realizada em qualquer Instituto de Pesos e Medidas do país.
Já os proprietários dos caminhões autuados têm até dez dias, a partir da data da constatação da infração, para apresentar justificativa junto à Superintendência do Ipem-SP. As autuações aplicadas variam de uma advertência à multa, cujo valor oscila entre R$ 400 e R$ 2.500, dobrando na reincidência.
Em agosto, o Instituto de Pesos e Medidas fiscalizou 242 caminhões, número menor em relação aos dados de setembro (153). Contudo, a quantidade de autuações e de CIPPs apreendidos foi superior aos do último mês: 74 e 31, respectivamente.
O Instituto de Pesos e Medidas faz, em média, duas fiscalizações semanais em veículos tanque. Todos os trabalhos contam com a colaboração das Polícias Militar e Rodoviária, que ficam responsáveis pela verificação dos documentos dos caminhões e de seus condutores.
Veículos tanque exigem mais cuidado
Todo o trabalho de fiscalização realizado nas estradas pelo Ipem-SP possuem caráter preventivo, já que um acidente evolvendo veículos tanque pode causar sérios danos ao ser humano e ao meio ambiente.
No dia 22 de setembro dois caminhões se chocaram na Rodovia General Milton Tavares de Lima (SP-332), trecho que liga Paulínia a Cosmópolis. Um dos veículos transportava gasolina e álcool e o outro diesel para trem. A batida resultou em explosão e um dos motoristas morreu devido àsfraturas e queimaduras.
Contato – Ipem SP: